Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Educação e Meio Ambiente são temas principais da biografia do professor Artur Bruno – por Mirelle Costa

Escrever sobre quem admiramos é um gesto, acima de tudo, muito generoso. A professora Najila Cabral dedicou três anos a eternizar a história de um professor e pesquisador que, certamente, marcou a vida de muitos que cruzaram o seu caminho.
Uma biografia emociona não somente o agraciado, mas todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte daquela história de vida. A ex-aluna e hoje pesquisadora na área da educação ambiental, Nájila Cabral, lança um livro em homenagem à história de mais de quarenta anos de magistério do professor Artur Bruno. A obra destaca também sua luta pela defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, principalmente os da juventude.

Com texto de apresentação do ministro da educação, Camilo Santana, e prefácio de autoria do governador Elmano de Freitas, o livro “Artur Bruno – Caminhos de Educação e Meio Ambiente no Ceará” será lançado no próximo dia 07 de junho (sexta-feira), às 19h, no Teatro Nadir Saboya, do Farias Brito.

“Escrever sobre o Professor Artur Bruno me faz lembrar o tempo de adolescência, em que tive o privilégio de tê-lo como professor de História no Colégio Cearense Sagrado Coração. Trinta anos depois, reencontrei-o, em 2015, à frente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará. Só em 2020, tomei coragem de perguntar-lhe se me permitiria escrever um livro sobre a sua vida. O livro mostra a contribuição desse cearense que ousou, ainda na década de 1980, colocar em prática a dinâmica “jovem ensina jovens”, emociona-se Nájila Cabral, autora da obra.

Livro "Artur Bruno - Caminhos de Educação e Meio Ambiente no Ceará"
Livro “Artur Bruno – Caminhos de Educação e Meio Ambiente no Ceará”

A autora Nájila Cabral é arquiteta e urbanista, pós-doutora em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de São Carlos, e professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, há mais de trinta anos. Pesquisadora agraciada com o prêmio Mulheres na Ciência, do IFCE, além de autora de cinco livros e co-autora de dez obras. Atualmente também é coordenadora do Projeto Estratégias de Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos para o Estado do Ceará – EGEMARES, no âmbito do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente, da SEMA.

(Najila Cabral, pesquisadora e escritora)
(Najila Cabral, pesquisadora e escritora)

Artur Bruno é cearense, tem 64 anos e uma notável contribuição na área ambiental. Pedagogo e historiador, Artur Bruno foi vereador de Fortaleza e deputado estadual, tendo ocupado o cargo de Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, nos seis primeiros meses do governo de Cid Gomes (2007). Foi ainda deputado federal (2011-2015), licenciando-se do mandato para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará, em 2015. É membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, tendo publicado mais de dez livros e sócio do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico. Casado há 35 anos com Natércia Rios, pai de Mayara (35 anos) e Marina (33 anos) e avô de Iago (7 anos) e Liz (2 anos).

Artur Bruno - Pedagogo e historiador
Artur Bruno – Pedagogo e historiador

“É uma honra ter a minha história contada com os avanços da educação e meio ambiente do estado. O prazer é maior pelo livro ser escrito por uma querida amiga, ex-aluna e uma militante da área ambiental, Nájila Cabral. Camilo Santana e Elmano de Freitas, que escreveram a apresentação e o prefácio, respectivamente, são dois amigos que tive o privilégio de ser secretário. Melhor ainda saber que estaremos colaborando com a campanha do Ceará Sem Fome, com a aquisição dos livros”, explica Artur Bruno.

Toda a renda arrecadada com a aquisição da obra será em benefício da campanha Ceará Sem Fome.
Para mais informações sobre o lançamento da obra, entre em contato pelo Whatsapp (85) 98842-2645 (Dilma Pinheiro).

LANÇAMENTO DA OBRA “O TRABALHO DAS RUÍNAS” NO ESQUINA BRASIL

A primeira expedição nacional feita pela Comissão Científica do Império, que realizou rotas pelo Ceará entre 1859 e 1861, é tema do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”, organizado por Clara Bastos, Érico Araújo Lima, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus.

A obra foi contemplada pelo edital Rumos do Itaú Cultural (2015-2016) e estabelece uma relação com a expedição realizada no século XIX, que tinha seções de Botânica, Zoologia, Geologia, Astronomia e Etnografia e que traçou vários ziguezagues pelo interior do Estado, para inventariar extensos materiais da fauna, da flora, das paisagens e dos costumes da região.

A publicação terá lançamento amanhã, dia 20 de maio, às 19h, no Esquina Brasil, com distribuição gratuita de 150 exemplares e realização de um bate-papo com os organizadores da obra, mediado por Priscila Smiths, produtora do evento.

Livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”

Livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”
Livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”

Dia 20 de maio (segunda-feira), às 19h, no Esquina Brasil (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE). Casa aberta a partir das 17h. Informações: (85) 3198-3643. Instagram: @esquinabrasilfortaleza

(Da esquerda pra direita: Yuri Firmeza, Priscila Smiths, Clara Bastos e Érico Oliveira)
(Da esquerda pra direita: Yuri Firmeza, Priscila Smiths, Clara Bastos e Érico Oliveira)

HORTÊNCIA SIEBRA LANÇA O SEU MAIS NOVO LIVRO DE CONTOS, EM FORTALEZA

A itapipoquense, Hortência Siebra, lança, na Biblioteca Pública do Ceará, a BECE, seu mais novo livro de contos, “No sexto dia”. A obra convida o leitor a experienciar as infinitas formas de ser e estar no mundo. A obra da autora se insere em uma longa corrente que vem desde a Literatura Antiga: representar o homem, recriando-o em suas relações com os outros homens e com seus próprios destinos. “Não importa quanto tempo passe, quanto a sociedade mude, há algo primitivo que sempre unirá essas experiências, afinal elas advêm do caráter singular que existe dentro de nós”, explica Hortência Siebra.

(Hortência Siebra já foi destaque do Prêmio José Tele e do XXI Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura. Em 2021, participou das coletâneas Quarentena Poética, da editora Ases da Literatura; “Diversos”, “Chorando pela Natureza” e “Infâncias”, da editora TAUP).
(Hortência Siebra já foi destaque do Prêmio José Tele e do XXI Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura. Em 2021, participou das coletâneas Quarentena Poética, da editora Ases da Literatura; “Diversos”, “Chorando pela Natureza” e “Infâncias”, da editora TAUP).

O lançamento acontece no auditório da BECE, na próxima quinta-feira, a partir das 18h, e terá a mediação de Raymundo Netto, jornalista, escritor, editor e produtor cultural.

Dentre outras premiações, a autora já foi contemplada com o Prêmio de Literatura Unifor pela crônica “O dourado é furta-cor” (2019) e também autora dos livros: À margem do Impossível (2021), de poesia, pela Ases da Literatura; No sexto dia (2022), de contos, pela editora Urutau; e O inverno à tarde (2023), de poesia, pela Caravana Grupo Editorial. Atualmente faz parte da equipe de poetas do portal “Fazia Poesia” e é uma das colaboradoras mensais da revista Mormaço.

Livro de contos, “No sexto dia” - Hortência Siebra

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias