Categorias: Transporte

Efutor convoca para vistoria motoristas de aplicativo com veículos de final de placa 7

Transporte por aplicativo. Foto: Reprodução

Motoristas que atuam por meio de aplicativos de transporte e que são proprietários de veículos com final de placa 7 devem comparecer, agora em setembro, para vistoria obrigatória. Quem convoca é a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

O procedimento é indispensável para garantir a regularização e a segurança dos veículos que operam nas plataformas de transporte individual por aplicativo.

As vistorias serão realizadas exclusivamente mediante agendamento pelo site da Etufor.

Para realizar a vistoria, após o agendamento, é necessário gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), no valor de R$ 134,98, efetuar o pagamento e comparecer na data e horário marcados em um dos pontos de vistoria, portando CNH, documentação do veículo e comprovante de pagamento do DAM.

Inspeção

Durante a vistoria, são avaliados itens como estado dos pneus, sistema elétrico, carroceria, condições gerais do veículo e conformidade com as normas de segurança. A identidade visual também é verificada, conforme o Decreto Municipal nº 14.415/2019, que exige a fixação de um adesivo de até 14 cm x 14 cm no canto superior direito do vidro traseiro com a logomarca do aplicativo ou a frase: “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Outro critério obrigatório é o tempo de uso do automóvel, que não pode ultrapassar 10 anos. A vistoria tem validade de 12 meses, e o não cumprimento dentro do prazo pode acarretar penalidades como multa e apreensão do veículo em fiscalizações da Etufor.

Até agosto de 2025, já foram vistoriados 7.772 veículos, sendo 825 aprovados somente no mês de julho. Desde junho, o serviço passou a ser oferecido de forma descentralizada, disponível na nova sede da Etufor, no bairro Passaré, e nos postos localizados na Aerolândia, Demócrito Rocha, Maraponga e Parangaba.

SERVIÇO

*Endereços para realizar a vistoria

– Avenida João Pessoa, 6643 – Parangaba
– Avenida Godofredo Maciel, 2841 – Maraponga
– Rodovia BR-116, 6100 – Aerolândia
– Avenida Carneiro Mendonça, 750 – Demócrito Rocha
– Sede da Etufor – Avenida Juscelino Kubitschek, 5451 – Passaré.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais