“Eu acho que (a eleição) não vai ser tranquila em nenhum local do Brasil, e no Ceará não será diferente. A gente tem um tempo de polarização”.
A observação é do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rholden Queiroz, nesta segunda-feira (8), em entrevista ao Blogdoeliomar, ao apontar medidas protetivas ao eleitorado e ao processo democrático.
“O Tribunal deverá anunciar em breve uma remodelagem no portal para que o eleitor possa ter informações confiáveis sobre o seu município, como se encontra a administração de seu município”, ressaltou Rholden Queiroz, que colocará a ferramenta em atividade até o fim deste mês.
“A gente vê tanta fake news. Mas o eleitor terá uma fonte confiável para saber se o prefeito agiu corretamente na administração pública”, apontou.
O dirigente do TCE disse ainda que o órgão está atento aos gastos das prefeituras, para identificar aqueles que são impedidos nesse período, como elevar os gastos com pessoal.
“Temos um sistema de monitoramento que dispara alertas para identificar esse tipo de gasto e, assim, coibir”, afirmou Rholden Queiroz, que disse ainda que o Tribunal se manterá em alerta para evitar o que popularmente se conhece como “desmonte”, quando o prefeito perde a eleição para a oposição.