O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta sexta-feira, em suas redes sociais, um reajuste de 5,83% para os servidores estaduais.
“Como resultado do diálogo com a categoria, chegamos a um acordo que garantirá a valorização dos servidores estaduais”, comemorou ele.
Retroativo
O reajuste de 5,83%, sendo 4,83% retroativo a janeiro, e 1% a partir de setembro, representa um incremento de mais de R$ 820 milhões no orçamento estadual”, afirma o governador.
Com o reajuste já anunciado para os professores (6,27%), o incremento na folha de pagamento, segundo o Estado, chegará a um total de 1,1 bilhão.
Incremento na folha
O reajuste salarial beneficiará cerca de 180 mil servidores ativos, inativos e pensionistas.
A mensagem seguirá agora para o crivo da Assembleia Legislativa, com previsão de que tenha aprova~ção logo no começo da próxima semana.
Ato da categoria
Nesta manhã de sexta-feira, o trânsito no cruzamento das ruas Silva Paulet com a Tenente Benévolo foi interrompido. Era um ato no entorno do Palácio da Abolição.
À frente, grupo de servidores públicos estaduais, que recebeu o apoio dos servidores municipais de Fortaleza.
A mobilização aconteceu às vésperas da terceira rodada de negociação com o governo, que ocorreu na tardes desta sexta-feira ainda, ocasião em que saiu acordo sobre percentual.
A categoria queria 6,4%, mas ficou em 5,83%.
Fusapec
Representando todas as entidades e servidores, Ravenna Guimarães, coordenadora do Fórum Unificado dos Servidores Públcodo Estdao (Fuaspec), agradeceu ao governador pelo entendimento e abertura de diálogo.
“Colocamos o Fórum Unificado à disposição para que permaneçamos em constante diálogo e valorização dos servidores públicos do Ceará”, disse.
Prefeitura de Fortaleza
O reajuste do pessoal do município de Fortaleza só será conhecido na próxima segunda-feira.
Uma nova reunião acontecerá no Paço Municipal, com a presença do prefeito Evandro Leitão (PT).
Não se sabe o percentual, mas há quem estime que possa ser igual ou pouco menor que o anunciado pelo governador Elmano de Freitas para os servidores estaduais.
Ver comentários (1)
A diferença 6,4% para 5,83% é pequena, mas os servidores de categorias dita por uns como mais simples ou elementares esperam que o reajuste do auxílio alimentação seja corrigido em percentual maior.
O valor atual é de apenas R$ 15,87.