O governador Elmano de Freitas assinou, nessa sexta-feira, um decreto concedendo condições diferenciadas aos lojistas de Fortaleza e de outros 14 municípios da Região Metropolitana que participarem da campanha “Fortaleza Líquida”. A campanha ocorrerá até 7 de setembro e objetiva reforçar vendas do setor com promoções e prêmios para a clientela.
De acordo com o decreto, os contribuintes do comércio varejista poderão parcelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referente às vendas de setembro, junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), em até três parcelas iguais e sucessivas. A medida, que se repete anualmente, busca contribuir para o estímulo às vendas e promoções, especialmente em períodos de liquidação e maior fluxo de consumidores, além de ajudar na redução de estoques de dívidas, evitando multas e juros.
“A iniciativa promove melhora no fluxo de caixa das empresas, manutenção dos empregos e incentivo ao consumo, já que os lojistas conseguem oferecer preços mais competitivos”, disse. “É o Governo do Estado e o setor produtivo caminhando juntos em prol do desenvolvimento”, observou Elmano.
“O consumidor vai poder comprar um produto a um preço mais barato, mais competitivo. O lojista vai ter também uma grande vantagem. As mercadorias que ele não conseguiu vender na campanha do Dia das Mães, em maio; no Dia dos Namorados, em junho; nas férias de julho; e no Dia dos Pais, em agosto; ele liquida agora”, destacou Assis Cavalcante, presidente da CDL.
DETALHE – Até o dia 20 de setembro, a CDL será responsável por encaminhar à Sefaz a lista definitiva dos estabelecimentos participantes, que podem estar situados, além da capital, em outros municípios da Região Metropolitana, como Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Maranguape, entre outros.