Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elmano de Freitas sanciona lei de gratificação para gestores de escolas indígenas

Elmano em clima de festa com povos indígenas. Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas sancionou, nessa sexta-feira (21), em ato no Palácioda Abolição,em Fortaleza, a lei que cria a gratificação por dedicação exclusiva aos gestores de escolas indígenas e anunciou que, ainda neste ano, deve ser apresentado o Plano de Cargos e Carreiras para a educação indígena.

“Já avançamos com o concurso, agora melhoramos a condição dos nossos gestores. Qualquer benefício novo precisa ser criado ainda neste ano. Plano de Cargos e Carreiras já existe? Não. Vai existir? Vai. Isso quer dizer que temos até dezembro para acertarmos e termos um plano de carreiras”, afirmou. O governador parabenizou os gestores indígenas e ressaltou a perseverança deles. “Vocês são a origem do nosso povo. Parabenizo a cada um e cada uma”, destacou.

Weibe Tapeba, da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, e o deputado federal Luiz Gastão também participaram da sanção da lei da gratificação para os gestores das escolas indígenas.

A rede estadual de educação conta, atualmente, com 43 escolas indígenas. Seus gestores são escolhidos dentro das próprias comunidades e nomeados para cargos em comissão. Considerando que a maior parte desses profissionais exerce suas funções de forma exclusiva, sem outro vínculo funcional permanente no estado, recebiam remuneração inferior a dos demais gestores da rede pública.

Benefício

A gratificação beneficiará diretamente 61 profissionais, lotados em 37 escolas. Esse número corresponde a mais de 70% dos gestores das escolas indígenas. O investimento financeiro anual será superior a R$ 2 milhões.

Secretária estadual dos Povos Indígenas, a Cacika Irê Juliana Alves destacou que este é mais um grande feito realizado pelo Estado. “Eram gestores com gratificações defasadas, mas hoje nosso governador assina a lei que garante uma valorização justa, reconhecendo aqueles que se dedicam exclusivamente às suas escolas. Além disso, essa era uma luta antiga, que agora se concretiza graças à sensibilidade de um governador que entende a importância da educação escolar indígena”, afirmou.

A criação da Gratificação de Incentivo e Dedicação Exclusiva à Gestão das Escolas Indígenas da Rede Pública de Ensino do Estado do Ceará – GIDE envolveu o trabalho conjunto das Secretarias da Educação (Seduc) e dos Povos Indígenas (Sepince), em articulação com o Movimento Indígena do Ceará e suas entidades representativas.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias