Atualização (12h26)
O governador Elmano de Freitas (PT) foi cobrado nesta terça-feira, quando entregava ambulâncias para Prefeituras durante ato no Corpo de Bombeiros, em Fortaleza. O ato foi articulado por entidades sindicais da Saúde que do governo a pauta das ascensões funcionais dos servidores e que estão em atraso.
Essas ascensões representam um reajuste acumulado de aproximadamente 15% nos salários dos profissionais, que já enfrentaram e venceram batalhas passadas para receber 10 ascensões em atraso. Cada ascensão vale 5%, valor direcionado ao salário base dos servidores.
Uma das ascensões, referente ao período 2020/21, já se encontra pronta, segundo a SESA. Mas ainda não foi publicada.
“Durante a abordagem das entidades sindicais ao governador Elmano, no evento de hoje, ele se comprometeu em marcar reunião para debater essa pauta tão importante para os servidores da saúde”, disse para o Blogdoeliomar a presidente do Sindsaudde/Ceará, Marta Brandão.
Outro lado
O governador Elmano de Freitas considerou “legítimo” que os servidores da saúde reivindiquem suas melhorias como o pagameto das ascensões.
Lembra, no entanto, que houve lei complementar durante a pandemia que proibiu esse tipo de benefício. Ele citou ainda que há uma lei definindo limites prudenciais com gastos de pessoal e que precisa ser obedecida.
Elmano, no entanto, admitiu: “Mas eu tenho certeza de que com diálogo e com uma mesa de negociação, haveremos de encontrar um entendimeto”, observou Elmano.
Ver comentários (1)
E o Piso!? Não se fala e não há, portanto, nem vontade e nem intensão mínima que seja. Essa é a verdade!