O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nessa segunda-feira, uma mensagem que reajusta em mais 3% a remuneração dos professores das universidades estaduais, além do aumento de 5,83% concedido para todos os servidores públicos estaduais do Ceará.
A mensagem segue agora para apreciação e votação na Assembleia Legislativa.
Com o aumento, serão beneficiados 3.166 professores, entre ativos, aposentados e temporários da Uece, UVA e Urca, com repercussão anual de R$ 19.459.548,71.
“Essa é mais uma ação, resultado do diálogo com a categoria. Palavra dada é palavra cumprida. É uma medida que vai compensar perdas salariais de mais de 3 mil profissionais, garantindo mais valorização dos professores que se dedicam a oferecer uma formação de qualidade para os estudantes das nossas universidades. Temos trabalhado para fortalecer o ensino superior em nosso estado. Já nomeamos mais de 650 professores em nossa gestão e estamos realizando a maior expansão do ensino superior da história do Ceará, levando a universidade ao interior cearense”, destacou Elmano de Freitas.
Respostas de 4
O extraordinário crescimento das Universidades Estaduais é fruto do trabalho dos professores, mas nunca reconhecem o trabalho dos servidores técnico-administrativos.
Várias unidades foram criadas, fizeram concurso para professores, mas não há um só servidor nestas unidades.
A categoria de servidores de nível médio tem 40 níveis e 21 níveis são abaixo do salário mínimo.
O auxílio alimentação não chega a R$ 16,00.
Criaram uma gratificação de incentivo à capacitação para quem conclui CURSO SUPERIOR e em diversos Órgãos o percentual é de 30%, mas para os servidores das Universidades é de apenas 10%, ou seja, vale apenas a terça parte, mesmo que seja o mesmo curso e a mesma carga horária.
Criaram uma gratificação de desempenho e em todo o Estado é de 45% e 60%, mas para os STA é de apenas 30%.
Ninguém entende esse tratamento cruel e injusto apenas para os STA das Universidades.
Concederam um ABONO para professores em 2024 mas os STA não receberam.
Deram esse aumento para professores para vigorar logo em março mas os STA não receberam e o 1% só será pago em setembro.
O Reitor Hidelbrando sempre lutou por melhorias e a Casa Civil disse que agora em março será enviado mensagem de melhorias para a categoria.
Que não façam como Evandro ao dizer que proposta do reajuste salarial ao servidor foi prejudicada por estrutura deixada pela gestão anterior.
Paulo, seus comnetários poderiam virar artigos no blog. vc é também professor?
Paulo, concordo plenamente com você, sem os STAs não existem Universidades, gostaria muito de entender o posicionamento do Governo. Estamos esperando a implantação do PCCV, prometida para este mês e apesar das andanças do Sindicato a cara de Deputados e das promessas desses, até, hoje, 18, de março nada.
No comentário anterior, escrevi a cara de Deputados, o corretor substituíu por a cara