O governador Elmano de Frietas (PT) visitará, nesta quarta-feira pela manhã, as obras do projeto Malha Dágua. Ele cumprirá essa agenda nos municípios de Milhã e Banabuiu.
A primeira fase desse projeto contempla a construção do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central, com 688 km de extensão. Deverá fornecer água tratada a nove sedes municipais (Banabuiú, Jaguaretama, Solonópoles, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça Pedra Branca) e 38 sedes distritais (291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores), beneficiando 280 mil pessoas.
Etapas
Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú, Jaguaretama e Solonópole.
Na segunda etapa, serão beneficiados os municípios de Deputado Irapuã Pinheiro, Milhã, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim.
Na última etapa, Mombaça Pedra Branca e Tauá.
O investimento da primeira fase do projeto é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato com o Banco Mundial.
DETALHE – A captação da etapa do Sistema Banabuiú – Sertão Central já se encontra pronta. Trata-se da Estação de Tratamento (ETA), com mais de 95%, e as adutoras do Setor 1, com mais de 86% de execução.