O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou, nesta segunda-feira, durante a sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa – 2025-2026, que o Ceará tem muito ainda a avançar, mas que o balanço do ano passado foi dos mais positivos e abre a perspectiva de seguir na linha do crescimento em vários setores. Além de citar números da geração de empregos, destacou que o Porto do Pecém – situado em São Gonçalo do Amarante (RMF) -, a âncora da economia estadual, fechou 2024 com 13% de aumento em sua movimentação de cargas em geral.
Sob olhares da mesa diretora da Assembleia, da sua vice-governadora Jade Romero, de secretários e convidadsos, citou o turismo com avanços no item do crescimento de passageiros no transporte aéreo ano passado. Aproveitou para reiterar que vai lutar pelo retorno o voo direto Fortaleza-Juazeio do Norte, pela sua importância para o turismo religioso.”Estou em contato direto com a Azul nesse sentido”, avisou.
Educação
Elmano, no balanço da educação, lembrou ter dado 6,27% de aumento do piso salarial dos docentes e que quer terminar sua gestão com todos os alunos da rede pública estadual em escolas de tempo integral, ganhando tablet e abrindo novas perspectivas de futuro.
Citou o Pé-de-Meia, do MEC, que vem auxiliando 270 mil alunos do Ceará, e destacou que o Estado é o único a alcançar 85% das crianças aprendendo a ler dentro do Programa Idade Certa. “Quero chegar a 100%!”, prometeu o governador. No ensino superior, informou que investiu na expansão de campus e cursos, lembrando ainda o ITA de Fortaleza, que deve ser entregue em 2027.
No que diz respeito ao IFCE, Elmano ressaltou ac onquista de mais três campus, um dos quais sendo instalado no antigo CPOR, na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, em Fortaleza. Ainda no plano da educação, observou: “Cinco jovens nossos, da escola pública, passaram para Medicina na USP”. O governador visitou um desses aprovados, que mora no município de Maranguape (RMF).
Hospital da Uece
Elmano confirmou que, no fim deste mês de fevereiro, o Hospital Universitário do Ceará, que fica no campus do Itaperi, na Universidade Estadual do Ceará, iniciará suas operações. Um ato pra marcar essa ação contará com a presença do presidente Lula e do ministro da Educaçao, Camilo Santana.
Facções criminosas
Elmano comemorou a redução, em 16%, de roubos e furtos no Estado. Destacou a ação do Estado na recuperação de motocicletas alvos de roubo e assalto.
Também lembrou que construiu novas delegacias, comprou novos equipamentos e aumentou o efetivo da área da Segurança. Mesmo assim, revelou-se “muito insatisfeito” e que vai continuar buscando o melhor na área.
O governador citou investimento em novos concursos públicos na área e que outros certames ainda vão acontecer ao longo de sua administração. Ele pediu união para enfrentar principalmente as facções criminosas, que “já estão no mundo dos negócios e que “estão entrando na política, o que exige união de todos nesse combate.
Além das quentinhas
O governador destacou ainda ações no combate à fome, instalação de brinquedopraças e zonas de lazer. Prometeu investir em formação para o emprego e pequenos negócios, dando um passo além no “Ceará Sem Fome” que entrega quentinhas para quem precisa. “Queremos ir além da quentinhas”, avisou.
Na área de recursos hídricos, informou que constroi sistemas que garantirão segurança no abastecimento, com ações tendo a Cagece e a Ambiental Ceará à frente. Citou o Malha D’água, que garantirá água tratada para várias populções, bem como o Cinturão das Águas, com sua expansão chegando a 81% e devendo concluir tudo no fim de 2026.
Citou a deputada Lia Gomes (PDT), irmã do senador Cid Gomes (PSB), que é a secretária de Mulheres, afirmando que o apoio a esse segmento é fundamental. Também destacou a Secretaria de Proteçao animal, que criou em sua gestão, e serviços prestados na área.”Representa mais saude aos lares cearenses e aos protetores de anmais”, pontuou Elmano, enaltecendo, ao final de sua fala, todo o secretariado, que, por sinal, passou por mudança recente.
Ver comentários (1)
Conversa Fiada.