No final da tarde desta quinta-feira, o governador Elmano de Freitas (PT) viajará para Juazeiro do Norte (Região do Caririr), onde pernoitará para, na manhã desta sexta-feira, receber, no Aeroporto Orlando Bezerra, o presidente Lula e sua comitiva.
Hora de uma visita de inspeção às obras da Ferovia Transnordestina.
Com Elmano, estarão no receptivo o ministro Camilo Santana (Educação), o líder do governo na Câmara, José Nobre Guimarães, o presidente da Alece, Romeu Aldigueri, parlamentares federais e estaduais e prefeitos de ciddes do Cariri.
Marco Zero
Lula, com a comitiva, se deslocará de helicoptero de Juazeiro do Norte para Missão Velha.
Ali, visitará as obras da Ferrovia Transnordestina, quando deve percorrer, de trem, cerca de 20 km da via férrea.
Verbas
O governo fedaral já autorizou um novo aporte de R$ 816 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste para as obras da Ferrovia Transnordestina.
O valor vai ser usado na compra de ações da concessionária responsável pela ferrovia. A medida tem como objetivo a conclusão do trecho que liga o Porto do Pecém, no Ceará, a Eliseu Martins, no Piauí.Turismo no Ceará
O recurso foi arrecadado em março, por meio do segundo leilão de cotas do Fundo de Investimentos do Nordeste, o Finor. O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste vai usar esse valor para adquirir ações preferenciais da concessionária TLSA.
Ferrovia
A Ferrovia Transnordestina tem cerca de 1.750 quilômetros e passa pelos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.
O projeto, em execução há mais de uma década, deverá ampliar o escoamento de minérios e produtos agrícolas pela região portuária.
O trecho final do empreendimento – Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (RMF), já teve ordem de serviço lançada.