Quando romeiros forem a Canindé, em outubro próximo, prestar homenagens a São Franciso das Chagas, terão uma grata surpresa: as obras no entorno da estátua do santo já foram concluídas. O Governo do Ceará investiu R$ 13 milhões para revitalizar a área, garantindo lazer, conforto e segurança não apenas aos mais de 74 mil habitantes do município, como também aos milhares de peregrinos e turistas.
Todas as intervenções foram conduzidas pelas equipes técnicas da Superintendência de Obras Públicas (SOP). O conjunto de melhorias no equipamento cultural inclui uma ampla área urbanizada, sinalizada e iluminada, onde foi implantado um centro comercial de 1,86 mil m², integrado com restaurante, lanchonete, sanitários e 64 quiosques, vias de acesso principal e secundária, e passeios pavimentados em piso intertravado. Os canindeenses também já contam com novas calçadas, rampas e escadarias cercando a base da estátua de São Francisco, que compõem o chamado Caminho de Assis.
“Essa obra que o Governo do Ceará está entregando, ao mesmo tempo que agrega valor ao patrimônio cultural e religioso de Canindé, gera mais oportunidades de emprego e renda às famílias do município, que agora apresenta uma estrutura adequada para receber os visitantes”, informa o superintendente adjunto de Edificações, Giovanni Pacheco.
Novas intervenções
Ao redor do Monumento de São Francisco ainda estão previstas a construção de uma área de estacionamento para veículos de grande porte, uma capela e um centro administrativo cultural.
O monumento, assim como a Basílica de São Francisco das Chagas, são de grande relevância para as tradições religiosas da população cearense e para o turismo regional, sobretudo durante o mês de outubro, quando acontece a festa em homenagem ao padroeiro da cidade.