Em uma reação sobre rumores de esvaziamento do PSB, o senador Cid Gomes e o presidente estadual do partido, Eudoro Santana, reuniu a bancada do Ceará, nessa segunda-feira (8), para definir estratégias às eleições do próximo ano.
Estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, o deputado federal Júnior Mano, os deputados estaduais Marcos Sobreira, Guilherme Landim, Jeová Mota, Salmito, Tin Gomes e Guilherme Bismarck, além do prefeito de Forquilha, Ednardo Filho, e do ex-prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro.
Segundo analistas políticos em contato com o Blogdoeliomar, o encontro serviu mais para mostrar união entre os integrantes do PSB no Ceará do que propriamente definições de estratégias para as eleições do próximo ano, pois o partido nem será protagonista em 2026, tampouco figurante. Mas no papel de coadjuvante, o que coloca o PSB na condição de refém dos acontecimentos políticos nos próximos meses.
“Qualquer que seja a estratégia definida na reunião, se é que houve alguma definição, tudo terá que ser redefinido, sob o comando do PT, diante dos fenômenos que possam ou não vir a acontecer, a exemplo de uma candidatura Ciro Gomes ao Abolição ou mesmo uma rebeldia do PSD, com Domingos Filho à frente de uma candidatura majoritária, quando dificilmente terá essa condição como integrante do atual grupo político dominante no Estado”, avaliou um analista.