Categorias: Economia

Embarcações de pesca são regularizadas no Ceará, após uma década de espera

Ministro André de Paula entrega autorização de pesca. Foto: Reprodução Blogdoeliomar

E não é história de pescador… Após uma década de espera, somente nesta segunda-feira (17), 500 embarcações no Ceará conseguiram, enfim, a autorização de pesca, diante de uma iniciativa do Programa Nacional de Regularização de Embarcações de Pesca (Propesc), que proporciona segurança jurídica ao setor e garante estabilidade aos pescadores que dependem da atividade para o sustento.

O evento foi na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, e contou com as presenças do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e do deputado federal Domingos Neto, ambos do PSD, além do secretário estadual da Pesca e Aquicultura, Oriel Nunes Filho, do PT.

“Na hora que você faz essa regularização, você combate a pesca ilegal e promove a pesca sustentável. O Ceará, que é um estado importante e forte na pesca no Brasil, com a maior produção de lagosta, de camarão e da pesca oceânica, terá um fortalecimento no setor”, comentou o ministro André de Paula, em entrevista ao Blogdoeliomar.

“Ninguém está na ilegalidade porque quer, não. As pessoas estão na ilegalidade porque é difícil se legalizar. É isso que queremos resolver essa questão”, apontou o ministro, que busca estender a parceria com o Estado e municípios cearenses.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais