Empreender com Conhecimento

Ernesto Antunes, consultor de empresas do Sebrae e Senai/CE. Foto - Arquivo Pessoal

Com o título “Empreender com Conhecimento”, eis artigo de Ernesto Antunes, consultor empresarial e facilitador de programas de empreendedorismo no Sebrae/Parceiro IEL/Retec. Confira:

Nos anos 80 surge o empreendedorismo, devido à necessidade de dar maior expectativa de vida ao negócio, pois 70 % das empresas estavam fechando em aproximadamente 03 anos. Outra razão para o surgimento com mais força do empreendedorismo, foi a concorrência desenfreada, a implantação de alta tecnologia, mudanças ambientais constantes e as políticas governamentais.

Com isso, surgem as escolas de empreendedorismo, onde os empreendedores possuem características inatas; das características psicológicas, onde o comportamento é resultado das tentativas de satisfazer as necessidades; da escola clássica, em que as pessoas têm a capacidade de aproveitar as oportunidades que surgirem; a escola do gerenciamento, que gerencia um negócio assumindo riscos em busca de lucros; a escola da liderança, em que o empreendedor tem que ser um líder nato; e a escola inter-empreendedor, que nasceu devido a necessidade imposta pela inovação e competitividade nas organizações.

Para o surgimento do empreendedor, é necessário que algumas necessidades sejam satisfeitas, como a aprovação dele como empreendedor, que ele seja reconhecido com esse perfil, que ele desempenhe seu trabalho com independência, que ele auto se desenvolva, que tenha segurança, e se auto-realize. Além disso ele tem que ter alguns conhecimentos para ter sucesso como empreendedor, como aspectos técnicos sobre o negócio, conhecimento do mercado em que ele vai atuar, alguns cursos de formação complementar, ser dinâmico , e se manter sempre atualizado, afim de aproveitar as oportunidades e evitar alguns riscos futuros.

Também é primordial, algumas habilidades que o empreendedor deve possuir, como a facilidade de identificar boas oportunidades, resolver problemas, ter uma boa intuição, ser inovador e criativo, ter a capacidade de calcular corretamente riscos assumidos, ser objetivo, organizado, persistente ter espírito de liderança, ser bom negociador, ter boa comunicação, e ter uma visão global do negócio. Como um bom exemplo desse perfil de empreeendedor , temos Constantino de Oliveira Júnior, que com uma política de preços de passagens mais acessíveis, com o corte de regalias desnecessárias, conquistou uma fatia do mercado aéreo e incomodou empresas de maior porte. Mas pra isso acontecer, não foi da noite pro dia, e sim longos anos de planejamento, com todos os passos detalhados para depois por em prática sem atrasar um dia sequer do planejado.

O empreendedor é formado em decorrência de alguns fatores , como pela questão de seus valores e atitudes, que o mostram como uma pessoa decidida, com determinação, que é uma das principais características do empreendedor como também pode vir por influência da família, pois muitas vezes os pais também são empreendedores, mas isso não determina que os filhos serão, pois tem o lado da vocação, sendo essa influência dos pais, apenas um incentivo tendo em vista que muitas empresas acabam falindo pouco tempo depois que vão ser gerenciadas pelos herdeiros.
Para o empreendimento alcançar o sucesso, é preciso um minucioso planejamento para não ocorrer falhas que coloquem o negócio à perder. Primeiramente deve-se escolher qual a melhor oportunidade de negócio, com base em levantamentos como tendências do mercado, necessidade e deficiência do mercado, sempre levando em conta a região em que se pretende implantar o negócio, tecnologia necessária, de acordo com o capital que pode ser investido. Outro fator de extrema importância é enfocar o público alvo, com as suas preferências e costumes. É preciso também, se aprofundar sobre o antes e o depois do negócio, pois é fundamental um estudo detalhado sobre a viabilidade do negócio, como os riscos que ele pode correr , devido a políticas governamentais, mudanças climáticas, pois dependendo do tipo de negócio, pode haver prejuízo, e também deve-se estar atento às oportunidades.

Outro fator de grande importância, é o gerenciamento do negócio. Pois é nesse ponto que o negócio vai ser controlado para que o padrão não caia, com o controle de todas as áreas por parte do empreendedor que está sempre em busca de oportunidades novas e alternativas para o crescimento do negócio. Para isso, o empreendedor deve estar atento a alguns aspectos governamentais que dificultam o sucesso de empreendimentos, como o seu senso de invulnerabilidade, a crença de que é o “Super-Homem”, a impulsividade, a grande independência, a falta de experiência empresarial anterior, o excesso de auto-confiança, falta de competência gerencial, e a falta de qualidade nos serviços ou produtos.

“Cuidado, Sucesso e Fracasso caminham juntos…”

*Ernesto Antunes

Consultor Empresarial e Facilitador de programas de empreendedorismo no Sebrae/Parceiro IEL/Retec.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais