Empresa de videomonitoramento investigada em SP, Paraná e Goiás inicia testes no Ceará

Sistema de videomonitoramento. Foto: Ilustração

Uma empresa paulista de videomonitoramento, investigada por órgãos de fiscalização em São Paulo, no Paraná e em Goiás, iniciou uma fase de testes no Ceará, ao instalar equipamentos por meio de uma Prova de Conceito (POC), etapa utilizada para demonstrar a eficiência de uma tecnologia antes de eventual contratação pelo poder público.

Em São Paulo, a empresa está no centro de uma investigação aberta pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), envolvendo um contrato de R$ 475,8 milhões relacionado ao programa Muralha Paulista, uma das principais iniciativas de segurança pública do governador Tarcísio de Freitas.

No Paraná, os questionamentos recaem sobre o programa Olho Vivo, diante do acesso da empresa a dados consideradas sensíveis, incluindo informações sobre mandados de prisão, pessoas desaparecidas, veículos roubados e registros biométricos. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou a suspensão de novas contratações relacionadas ao programa.

Já em Goiás, a Justiça atendeu pedido do Ministério Público, que apontou indícios de direcionamento na contratação, quando representantes da empresa participaram de uma reunião com o então governador Ronaldo Caiado e integrantes da segurança pública dias antes de a companhia ser oficialmente registrada na Receita Federal.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais