O promotor de Justiça Eneas Romero foi o mais votado entre membros do Ministério Público do Ceará (MPCE) para o cargo de procurador-geral de Justiça e que cumprirá o biênio 2024-2025.
Ele obteve 258 votos, vindo em segundo o promotor Haley de Carvalho Filho, com 219 votos. Já o terceiro colocado foi o procurador Lucídio Queiroz, com 214 votos.
No pleito, ao todo, foram 1128 votos com quatro em branco e sem nenhum nulo.
Seis candidatos participaram da eleição e os 449 promotores e procuradores de Justiça ativos do Ministério Público do Ceará votaram em três candidatos.
A lista tríplice segue agora para o governador Elmano de Freitas (PT).
Votação
Eneas Romero: 258 votos; Haley Carvalho: 219 votos; Lucídio Queiroz: 214 votos; Aureliano Rebouças: 211 votos; Ana Vládia Gadelha: 126 votos; e Rafael Pessoa: 96 votos.
Perfil
Eneas Romero épromotor de Justiça há 20 anos e atua como titular da 19ª Promotoria de Justiça de Fortaleza. Ali, atua na defesa de pessoas idosas e de pessoas com deficiência. Já foi diretor da Escola Superior do Ministério Público do Estado em 2021 e 2023, além de ter coordenado o Comitê de Enfrentamento à Covid do MPCE durante o pandemia. Também é professor do ESMP, assim como passou por universidades e realizou publicação de livros e artigos.
DETALHE – A solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado deve ocorrer na primeira semana de janeiro de 2024. Dia 4 ou 5 de janeiro.
DETALHE 2 – A lista triplice contempla os nomes ligados ao procurador-geral de justiça Manuel Pinheiro que, sem sombra de duvidas, teve assim aprovada sua gestão pelos seus pares.