A Enel Distribuição Ceará vai realizar, às 14 horas desta quinta-feira, em sua sede, a entrega de 65 notebooks recondicionados para sete instituições sociais de Fortaleza. Esses aparelhos serão doados para entidades que realizam atendimento ao público e que desejam criar ou ampliar telecentros de capacitação para beneficiar a comunidade local.
O objetivo dessa ação, segundo a assessoria de comunicação da Enel, é de estimular não somente a capacitação e inclusão digital da comunidade, mas também dar visibilidade e despertar oportunidades de empreendedorismo através das telas, no ambiente digital.
Serão beneficiadas a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, Associação de Moradores do Conjunto São Bernardo, Casa de Vovó Dedé, Instituto de Assistência e Proteção Social, Associação Comunitária Vila Mar, Fundação Erico Mota e Projeto Semear – Presbitério Leste Social.
Nesta edição, o projeto contou com a parceria do Centro de Recondicionamento de Computadores, iniciativa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, permitindo uma maior abrangência na busca por possíveis beneficiados.
Circularidade e Inclusão
Além de beneficiar diretamente a população local, o projeto de Inclusão Digital também tem como propósito fomentar o conceito de circularidade e colocá-lo em prática, trabalhando a reutilização de equipamentos de modo a prolongar seu ciclo de funcionamento e evitando desperdícios.
“Tivemos a ideia de dar um destino diferente para essas máquinas que antes eram usadas pelos colaboradores da Enel. São equipamentos em perfeito estado que acabaram ficando obsoletos para rodar determinados sistemas mais robustos, porém extremamente funcionais para realizar capacitações e promover a inclusão digital. Então trabalhamos no recondicionamento desses equipamentos, mapeamos possíveis beneficiários e fazemos a doação para instituições sociais com atendimento ao público”, explica Cilana Braga, responsável de Sustentabilidade. Desde o ano passado, quando a iniciativa começou, já foram doados mais de 150 notebooks para 10 instituições sociais.
SERVIÇO
*Enel Ceará, Rua Padre Valdevino, 150 – Fortaleza.