Categorias: Ceará

Entidade denuncia situação de abandono do Arquivo Público do Ceará

Fachada do Arquivo Público do Ceará, no Centro de Fortaleza. Foto: Arquivo

A situação vextória em que se encontrao Arquivo Público do Estado do Ceará é denunciada, em nota, pelo presidente da Associação Nacional de História, regional do Ceará, Tito Barros Leal. Ele pede providências da Secretaria da Cultura do Estado para oquadro deabandono em que se encontra o equipamneto.
Confira:
A Associação Nacional de História – Secção Ceará (ANPUH-CE) convoca todos os historiadores e todas as historiadoras associados/as ou não a se mobilizar em defesa das fontes históricas, sob guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).
Não é de hoje que a situação do APEC merece atenção e cuidado, mas desde que a atual gestão da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) assumiu, os problemas no equipamento só crescem, nomeadamente no que concerne à guarda e documental.
Em que pese a formação em Museologia e Arquivologia e as relações com Arte e Patrimônio e com Ciência da Informação anotadas no Currículo da Sra. Janaína Ilara Ferreira Conceição, atual Diretora do APEC, o que se tem verificado é verdadeiro desmonte do Arquivo, inclusive com a implementação de uma política de devolução dos documentos cartoriais ali resguardados, para seus cartórios de origem. A medida, além de ter sido tomada à revelia da sociedade cearense, ainda promove a privatização de fontes e dificulta a pesquisa histórico-historiográfica.
Não podemos ficar em silêncio face ao desmonte que vem ocorrendo no APEC. Há quase dois meses, precisamente no dia 18 de janeiro de 2024, a ANPUH-CE escreveu para a SECULT em busca de agenda com a Sra. Secretária Luísa Cela para tratar do tema e, inclusive, se colocar como parceira na busca por soluções para o APEC; não tivemos retorno. Em 11 de fevereiro de 2024 reforçamos o contato e, em 16 de fevereiro de 2024 recebemos a confirmação de recebimento do ofício, juntamente com a lacunar resposta de que “em breve” entrariam em contato com uma data. Infelizmente seguimos sem qualquer previsão de disponibilidade de agenda da secretária de cultura até o presente momento.
Descaso para com história do Ceará? Dessaber sobre a ANPUH-CE? Simples falta de interesse no tema? Não sabemos o que tem movido o silêncio e a recusa da SECULT em ouvir a ANPUH-CE, mas temos certeza de que a História e o trabalhos dos/as historiadores/as do estado correm perigo.
Por isso a ANPUH-CE vem, por meio desta, convocar os/as colegas historiadores/as atuantes em todas as frentes do nosso ofício (órgãos públicos, Universidades, Escolas…) a somar forças conosco e tomar posição firme na luta em defesa do APEC, das nossas fontes e da nossa ciência e da própria História do Ceará.
Busquemos lançar luzes sobre o que está em curso. Lutemos por espaços na mídia. Façamos com a direção da APEC e a SECULT nos ouçam e evitemos o desmonte do Arquivo Público e a privatização das fontes históricas do estado.
Precisamos trabalhar em consonância para estancar da sangria da documentação em curso e reverter o desmonte do APEC. Vamos nos unir, portanto, em torno de mais esse combate pela História.
*Tito Barros Leal
Presidente da Associação Nacional de História – Secção Ceará.
Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais