Os alunos dos cursos profissionalizantes de Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) estão aptos para atuar como auxiliares nas respectivas áreas ou em empreendimentos próprios. Os concludentes da segunda turma de 2024, que passaram dois meses e meio em formação, estão prontos para as festas de fim de ano.
A proposta é que os alunos explorem a criatividade inovando em produtos ricos em técnica, ingredientes regionais e exclusividade. Produtos natalinos com o uso de ingredientes locais, como caju, capim santo, acerola, carne de sol e peixe guarajuba, este último comprado diretamente dos pescadores da praia do Titanzinho, vizinha da Escola, ganharam destaque nas aulas.
Para Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB, o grande diferencial do encerramento das turmas de 24.2 são o foco da concepção de um produto, desde a ideia, passando pela criação da receita, das embalagens e precificação, até o ato final da venda. “Incentivamos principalmente o empreendedorismo com aulas voltadas para custos e precificação, especificidades do mercado, o foco foi mesmo o faça e venda para o Natal”, afirma Damaris.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco aborda a concepção de transformação pessoal e social a partir da geração de capitais – social, cultural, intelectual e econômico. Agrega valores como identidade e compromisso sustentável, cidadania, diversidade, criatividade e inclusão, tudo pensado para mudar a vida de alunos e alunas e, consequentemente, da comunidade.
SERVIÇO
*Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco – Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).
*Site: gastronomiasocial.org.br
*Redes sociais: @escolagastronomiasocial