Categorias: Gastronomia

Escola de Gastronomia Social forma 80 auxiliares de Confeitaria e Panificação

Uma mão de obra prontinnha para trabalhar nas festas e fim de ano. Foto: Divulgação

Os alunos dos cursos profissionalizantes de Confeitaria e Panificação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) estão aptos para atuar como auxiliares nas respectivas áreas ou em empreendimentos próprios. Os concludentes da segunda turma de 2024, que passaram dois meses e meio  em formação, estão prontos para as festas de fim de ano.
A proposta é que os alunos explorem a criatividade inovando em produtos ricos em técnica, ingredientes regionais e exclusividade. Produtos natalinos com o uso de ingredientes locais, como caju, capim santo, acerola, carne de sol e peixe guarajuba, este último comprado diretamente dos pescadores da praia do Titanzinho, vizinha da Escola, ganharam destaque nas aulas.
Para Damaris Barros, coordenadora pedagógica da EGSIDB, o grande diferencial do encerramento das turmas de 24.2 são o foco da concepção de um produto, desde a ideia, passando pela criação da receita, das embalagens e precificação, até o ato final da venda. “Incentivamos principalmente o empreendedorismo com aulas voltadas para custos e precificação, especificidades do mercado, o foco foi mesmo o faça e venda para o Natal”, afirma Damaris.
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco aborda a concepção de transformação pessoal e social a partir da geração de capitais – social, cultural, intelectual e econômico. Agrega valores como identidade e compromisso sustentável, cidadania, diversidade, criatividade e inclusão, tudo pensado para mudar a vida de alunos e alunas e, consequentemente, da comunidade.
SERVIÇO
*Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco – Rua Manuel Dias Branco, 80, Cais do Porto (Mucuripe).
*Site: gastronomiasocial.org.br
*Redes sociais: @escolagastronomiasocial
Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais