Categorias: Cidadania

Escola Social do Varejo oferece formação gratuita para jovens e público 50+

Hora de formação profissional. Foto: Divulgação

A Escola Social do Varejo (ESV), programa de formação gratuita do Grupo Carrefour Brasil e o Instituto Aliança, chega à sua terceira turma com uma novidade. Além de jovens entre 17 e 29 anos, pessoas entre 50 e 65 anos também poderão se inscrever.

O programa oferece 750 vagas ao longo do ano, distribuídas em três turmas nos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. A última turma de 2025 conta com 250 vagas e está aberta para inscrições até sexta-feira, com formação de lista de espera.

A formação tem 150 horas de duração e aborda desenvolvimento pessoal e social, relações de trabalho, tecnologia da informação e comunicação, além de vivências em lojas do Grupo Carrefour e aulas com profissionais de diversas áreas.

Critérios

Para participar, os jovens devem ter entre 17 e 29 anos, Ensino Médio concluído na rede pública e renda familiar de até três salários mínimos. Já o público 50+ deve ter entre 50 e 65 anos, Ensino Médio completo, renda familiar de até três salários mínimos, disponibilidade de um turno e interesse pelo varejo.

Os selecionados recebem suporte para conectividade, auxílio-transporte, lanche e uniforme para as atividades presenciais.Durante o programa, os participantes recebem apoio e orientação para inserção no mercado de trabalho.

O certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Processo Seletivo

Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário online disponível no link: https://institutoalianca.org.br/esv/. Após a inscrição, é só aguardar a lista de selecionados, divulgada nos canais do Grupo Carrefour Brasil e do Instituto Aliança no Facebook e Instagram. Os jovens que cumprirem os critérios ingressam em grupos de WhatsApp por estado e recebem orientações sobre os próximos passos. Na segunda etapa, participam de uma dinâmica online com educadores e coordenadores da ESV e respondem a uma sondagem de conhecimentos.

Documentação

Para efetivar a matrícula, os aprovados devem apresentar: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou Ficha 19, título de eleitor, foto 3×4, carteira de trabalho, PIS/NIS e, para homens, certificado de reservista ou CDI.

Totalmente gratuito e financiado pelo Grupo Carrefour Brasil, o programa existe desde 2010 e já formou mais de 12.700 jovens no país. No Ceará, são 83 vagas abertas por turma. Atualmente, o curso é oferecido no modelo EAD, com atividades e dois encontros presenciais na região metropolitana de Fortaleza.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais