Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escritora Socorro Acioli receberá o Prêmio RioMar Mulher

Socorro Acioli já ganhou o Prêmio Jabuti. Foto: Divulgação

A escritora Socorro Acioli está na lista das personalidades que receberão o Prêmio RioMar Mulher, comenda que o Grupo JCPM entrega anualmente.

Nesta nona edição, a festa ocorrerá no dia 12 de março, a partir das 19 horas, no Teatro RioMar, no Shopping RioMar Fortaleza.

À frente do evento, o presidente do Grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça.

Socorro Acioli receberá a premiação na categoria “Arte & Cultura”. Outras agraciadas receberão a comenda em mais nove categorias.

Perfil

Socorro Acioli é jornalista e tem mestrado em Letras pela UFC. Em 2004, começou a escrever e publicar livros infanto-juvenis. Estreou com Bia que tanto lia – uma história do livros para crianças, pelas Edições Demócrito Rocha.

Em 2006 foi a única brasileira selecionada para a oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura de 1982), na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. O curso não tinha inscrição, fechado apenas para 10 convidados do autor.

Em 2013, Socorro ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria infantil, com a obra Ela tem olhos de céu. O livro conta a história de Sebastiana, que tem “olhos de céu” e provoca fenômenos que deixam a população de Santa Rita do Norte em polvorosa.[7][8]

Em 2016, a versão americana do livro A cabeça do santo foi eleita como um dos melhores livros para adolescentes pela Biblioteca Pública de Nova Iorque e esteve entre os finalistas do Los Angeles Times Book Prizes, na categoria Literatura infantojuvenil.

Em 2023, foi uma das autoras convidadas da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), e se tornou a escritora mais vendida daquela edição.[11][12] O livro Oração para desaparecer será adaptado para o cinema.[13]

Em 2024, foi organizadora, ao lado da crítica literária Fabiane Secches, de uma antologia de contos sombrios chamada O dia escuro (Companhia das Letras) escritos por autoras brasileiras. Entre elas, nomes como Lygia Fagundes Telles, Micheliny Verunschk, Maria Valéria Rezende e Mariana Salomão Carrara.

*Mais sobre a escritora, leia aqui.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias