“Esse é um grande programa estratégico na matriz de responsabilidade social da Assembleia Legislativa. A Assembleia, enquanto Casa do Cidadão, Casa do Povo cearense, está fazendo sua parte também ajudando essa nossa juventude tão linda, tão bela, e querendo, principalmente, fazer prevenção. Evitar que essa juventude vá para qualquer descaminho e possa construir, edificar a sua família na vida adulta com dignidade, que é o que nós queremos”.
A declaração é do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri, neste sábado, em Sobral, durante o encontro inaugural do programa Ceará de Valores, em quatro municípios da Região Norte do Estado.
O programa é uma parceria da Alece com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e possui a duração de um ano, quando busca ofertar oportunidades para jovens, de 14 a 29 anos, diante da qualificação e do desenvolvimento profissional.
“Nós já lançamos (o programa) na Região Metropolitana: em Maracanaú, em Caucaia, e em Fortaleza. Também em Aracoiaba, ali no Maciço de Baturité. Hoje estamos nos Sertões de Canindé, tem 900 jovens em Canindé, aqui [em Sobral] tem mais de 500 jovens. Estamos lançando em Santa Quitéria, Quixeramobim, no Sertão Central. Então, a gente já está aí com o nosso projeto de chegarmos às 14 regiões de planejamento até o final do ano”, destacou Aldigueri.
A partir da segunda-feira (24), o conteúdo do curso será disponibilizado na plataforma on-line do programa. As aulas, acessíveis de segunda a quinta-feira, a partir das 18 horas, permanecerão gravadas para consulta livre dos alunos. A formação é ofertada no curso “Habilidades para o Mundo do Trabalho, Cidadania e Empreendedorismo”, totalmente digital e gratuito.