A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) acaba de ampliar escore no Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão (IMGG). Conquistou Bronze – 4, maior nível do certificado emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges).
O IMGG é um mecanismo que visa referenciar o nível de maturidade da governança e da gestão de organizações públicas que operacionalizam recursos oriundos das transferências e parcerias da União.
Na atual análise, a ESP/CE alcançou 87,3 de 100 pontos,nota que é quase o dobro da conquistada na avaliação passada, em 2021, quando a pontuação foi 45,04, dentro da categoria Bronze – 2.
Para alcançar o atual resultado, no último semestre, a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da ESP/CE mobilizou um grupo de trabalho, envolvendo diversos setores da autarquia, com o objetivo de aplicar o instrumento internamente.
“Esse aumento da nota na certificação ressalta o constante compromisso institucional com a excelência da governança, da gestão e dos serviços disponibilizados pela ESP/CE”, destaca a gestora da Ascoi, Dellane Emanuelle Damasceno.
Critérios
Oito critérios são considerados pela certificação: Práticas Destacadas, Governança, Sustentabilidade, Estratégias e Planos, Público-alvo, Capital Intelectual, Processos e Valor Público. Nesses dois primeiros, a ESP/CE obteve 100% dos escores disponíveis.
“A instituição está em constante busca pela transparência das ações executadas, disponibilizando, inclusive, uma gama de ferramentas e canais para o acesso às informações. Considerando toda essa mobilização, acredito que isso nos dá destaque nos dois critérios”, avalia Damasceno.
Todo o processo de submissão de informações das instituições participantes do Governo do Ceará foi acompanhado por um representante da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).