Estação Benfica do Metrofor recebe a exposição “Linha Sul”

"Sonhos", de Leo Silva.

A Estação de Metrô Benfica, em Fortaleza, receberá, a partir de sábado, a exposição “Linha Sul”, do artista visual e pesquisador Léo Silva. A mostra reúne obras em vídeo, fotografia, performance e instalação que refletem sobre memórias, paisagens e deslocamentos que atravessam a antiga Estrada de Ferro de Baturité, linha férrea que deu origem à atual Linha Sul do Metrofor.

A abertura acontecerá às 17h, com visita guiada pelo artista. “Essa linha liga cidades, tempos, memórias e corpos”, resume Léo. A exposição vai se estender até 30 de novembro.

Olhar do artista

Em suas criações, Léo parte da própria experiência cotidiana de deslocamento entre Maracanaú e Fortaleza para investigar, poeticamente, como a industrialização e a urbanização transformaram as relações entre corpo, território e meio ambiente. A exposição propõe uma escuta sensível da terra e das águas como forças vitais que resistem à lógica moderna e colonial da expropriação ambiental.

Este projeto é apoiado pelo 13º Edital Ceará das Artes na linguagem de Artes Visuais, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) com recursos provenientes da Lei Federal n. 195 de 2022 – Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO

*Estação Benfica do Metrofor- Fortaleza – Avenida Carapinima, nº 2087, bairro Benfica, ao lado da entrada principal do Shopping Benfica.

*Acesso gratuito

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais