A Estação das Artes vai comemorar, neste fim de semana, com diferentes ritmos – reggae, rock, samba, pagode, funk e rap, seus 24 anos de atividades. A programação acontecerá de sexta a domingo próximos e foi divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura do Estado.
A sexta-feira começará às 17h30, com a DJ Negona. Educadora social e produtora cultural, a artista pesquisa e traz para a pista ritmos como Pagodão Baiano, Funk, BregaFunk e Rap. Seus sets dão protagonismo a referências sonoras pretas, femininas, LGBTQIAP+ e periféricas, transformando a pista em espaço de resistência e celebração.
Em seguida, às 19h30, o Onda Cantor apresenta o show “Tirando Onda – Pagode pra Galera”, interpretando um repertório construído junto ao público nas ruas e nos palcos da cidade. Em ascensão na cena do pagode, o artista já dividiu momentos marcantes com nomes como Seu Jorge e Ivete Sangalo.
O sábado (27) será de homenagens e celebrações no palco da Estação. Às 17h30, a LP Band apresenta o show 80 anos de Raul Seixas, trazendo os maiores clássicos do cantor.
Encerrando a noite, a partir das 19h50, a banda Donaleda sobe ao palco com o show comemorativo de 24 anos do grupo. Ícone do reggae cearense, a banda apresenta um repertório autoral repleto de músicas que marcaram sua trajetória, além de recordar momentos importantes de mais de duas décadas de estrada pelo Brasil e pelo mundo.
O acesso ao evento será por meio do Ingresso Solidário, com a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.
Serão disponibilizados 1.500 ingressos pelo Sympla, um por CPF, sendo liberados para o público nesta quarta (24), a partir das 14 horas. As pessoas que retirarem seus ingressos virtualmente devem trazer o QR Code emitido pela plataforma na forma impressa ou na tela do celular para escaneamento na entrada. O acesso à Gare da Estação das Artes estará liberado a partir das 17 horas; e após a validação do ingresso (virtual ou impresso) e a entrada no equipamento, quem decidir sair do local, não poderá mais retornar para o espaço. O último acesso será às 21 horas.
No dia do evento, haverá ainda a garantia de entrada para mais 560 pessoas, por ordem de chegada, a partir das 17 horas. Um total de 500 acessos será feito pelo portão principal; e até 30 pessoas com deficiência com direito a um acompanhante, totalizando 60 acessos, poderão entrar pelo portão de acessibilidade, em conformidade com o Art. 42 da Lei Brasileira de Inclusão.
O próximo Domingo na Estação (28) contará com uma nova edição da Feira Negra na Estação das Artes, das 10 às 15 horas. A feira criativa busca garantir espaços de valorização e difusão da produção cultural das populações negras da cidade. O afroempreendedorismo cearense será destaque com produtos e serviços de artistas e artesãos negros.
Das 10h às 13 horas, as crianças podem participar da oficina Gravura com Carimbos, com as arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia, uma experiência lúdica e criativa com tintas e estampas. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.
Às 11h30, o público confere o show Eletroafro, com DGAL, DJ Kil Ribeiro e participação de Marlene Santos, unindo eletrônico, percussão e danças afro-brasileiras.
Encerrando a tarde, às 13 horas, o grupo Essas Mulheres apresenta o projeto Samba das Meninas, um show que celebra a presença e a força feminina no samba, trazendo repertórios que unem tradição, feminismo e resistência cultural.
SERVIÇO
*Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
*Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara