Categorias: Esportes

Estadual 2026 terá dois meses de duração, com possibilidade de apenas um Clássico-Rei

A Federação Cearense de Futebol definiu nesta sexta-feira (24) a fórmula de disputa do Estadual 2026, sem Ceará x Fortaleza na primeira fase, além de a possibilidade de um a três Clássicos-Rei na temporada. Também, o torcedor cearense poderá ficar sem ver o maior confronto do futebol estadual, desde que Ceará ou Fortaleza faça uma campanha desastrosa, tendo, inclusive, que disputar o grupo de rebaixamento. A competição começa dia 7 de janeiro e tem encerramento previsto para 8 de março.

Em sorteio, os dois grupos foram definidos para a primeira fase:

Grupo A: Fortaleza, Ferroviário, Maracanã, Horizonte e Quixadá.

Grupo B: Ceará, Floresta, Iguatu, Tirol e Maranguape.

As equipes se enfrentam dentro de seus próprios grupos, sem partidas de volta. Os três primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto os dois últimos disputam a fase do rebaixamento, em um quadrangular sem jogos de volta.

Segunda fase

Equipes de um grupo enfrentam os times do outro grupo, em partidas únicas, quando deverá ocorrer, então, um Clássico-Rei. Os dois primeiros de cada grupo seguirão às semifinais, enquanto os terceiros colocados disputarão as quinta e sexta colocações para critérios de indicação a competições nacionais.

Semifinais e final

As semifinais ocorrerão em partidas de ida e volta, assim como a final.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais