O Ceará participa nesta quarta-feira (7) da maior feira mundial da cadeia produtiva de frutas, legumes e verduras, a Fruit Logistica 2024, que acontece até a sexta-feira (9), na Alemanha. O Estado se encontra representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito, além do secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos Ribeiro; do presidente da Adagri, Elmo Aguiar; e do coordenador de Recursos Hídricos do Agronegócio da SDE, Erildo Pontes.
“Nosso objetivo é produzir, consumir e atrair indústrias dessa matriz energética verde. Estamos preparados, temos vocação para isso. Temos legislação estadual aprovada. Queremos nos aproximar das empresas alemãs que possam se interessar por esse mercado”, disse Salmito.
Nesta terça-feira (6), Salmito abordou o assunto no Parlamento Alemão, mas também falou sobre o Setor de Energia Renovável no Ceará e o Hub Hidrogênio Verde no Complexo Portuário e Industrial do Pecém.
A comitiva do Ceará em Berlim, liderada pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, também contou com a presença do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.
Os dois foram recebidos pelo embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, quando discutiram potenciais do Estado e como a embaixada pode ajudar na busca por mais investidores em áreas como o agronegócio e as energias renováveis.
Salmito expôs para o embaixador brasileiro o foco do Ceará no hidrogênio verde e a vontade de se aproximar de empresas alemãs interessadas.