Com o título “Estilo pessoal de Evandro marca primeiro mês de governo”, eis título da Coluna Fora das 4 Linhas, assinada neste BlogdoEliomar pelo jornalista Luiz Henrique Campos. Desta vez, ele aborda detalhes da gestão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
Confira:
A nova gestão da Prefeitura de Fortaleza, tendo à frente Evandro Leitão, completou um mês e já é possível se ver outra postura na condução da cidade. Se antes o prefeito se mostrava discreto, demonstrando certo enfado para viver às ruas da Capital, Evandro é totalmente o oposto. Desde que assumiu, não tem desperdiçado espaços, seja assumindo as dificuldades financeiras deixadas pela antiga administração, mas também capitalizando o bônus que lhe permite a agenda positiva.
Dessa forma, apesar da crise da saúde, que já saiu das páginas dos noticiários, Evandro tem ido à periferia ver os riscos de enchentes e, mais recentemente, criou um fato ao levar o cantor Jorge Aragão para comer um pratinho em um dos polos gastronômicos da noite de Fortaleza. O fato é que o atual prefeito vem ocupando todos os dias os espaços disponíveis junto à opinião pública. Aberto a conversar com o povo nas ruas e com a imprensa, Evandro, sem querer, ou até de forma estratégica, se antecipa a possíveis desinformações próprias das redes sociais dominadas por seus adversários.
O estilo Evandro é bem parecido com o de Camilo, pois quem o acompanha sabe que o ex-governador e atual ministro da Educação não se furta a self com quem lhe pede, fazendo ele mesmo a foto. Mas eu iria além, sugerindo até que o prefeito se mostra mais afeito ao contato com o público, por ser próprio de seu perfil pessoal, que é o de alguém que não perde tempo com briga besta, estando sempre um passo na frente. Prova disso é que, passados três meses da eleição, o principal adversário, André Fernandes, está à margem de tudo que está acontecendo em Fortaleza, no Ceará, no Brasil e, porque não dizer, do mundo.
Há quem diga que o estilo Evandro possa influenciar de alguma forma e fazer com que o governador Elmano de Freitas reveja sua maneira de se apresentar à opinião pública. O governo do Ceará tem o que mostrar, mas a forma de se comunicar atualmente, e isso tem muito do perfil do gestor, passa a sensação de que as coisas estão paradas, sem brilho ou, no mínimo, sem apetite para mostrar a cara.
*Luiz Henrique Campos
Jornalista e Colunista do BlogdoEliomar.