Estripulias Literárias: Encontros e Debates na Livraria Leitura do Shopping Del Paseo – por Mirelle Costa

Conhecer pessoas em Fortaleza que também amam ler é o objetivo do “Estripulias Literárias“, grupo que reúne mensalmente dezenas de leitores, na livraria Leitura do shopping Del Paseo, desde 2018. “Ao longo desses anos, foi possível perceber que ser parte de um clube do livro representa uma oportunidade incrível de conhecer novos autores, novas perspectivas e se deixar levar por diferentes enredos, haja vista que estamos diante de um espaço plural, lemos diferentes gêneros e nos conectamos com diversas formas de escrever. Acima de tudo, ser parte de um clube do livro é ajudar a construir um espaço de escuta e acolhimento, onde nos sentimos seguros para compartilhar nossas próprias vivências e vulnerabilidades, a partir do que as obras propõem, e para criar vínculos fortes e verdadeiros. Além de uma curadoria plural e representativa, a distribuição, ao final de cada debate, de um marcador literário com uma citação do livro do mês e de uma latinha personalizada com MM’s para os participantes tornou-se uma das marcas do nosso clube”, explica Isabel Macedo, organizadora do @estripuliasliterarias.

(Os encontros presenciais acontecem sempre nos últimos sábados do mês, às 16 horas, na Livraria Leitura do shopping Del Paseo. @leituradelpaseo // Foto: Divulgação)

O encontro mais recente aconteceu ontem (24) e o gênero sorteado foi “Romance LGBTQIAP+” com a obra “A Palavra que Resta”, do premiado escritor Stenio Gardel, que participou da roda de conversa. Uma das frases mais marcantes da obra é “Mesmo depois de velho, parece que a gente não deixa de querer. O bom da vida é teimar”. “O Clube Estripulias Literárias é fruto de uma co-criação, então nossas escolhas também se dão de maneira coletiva. A cada ano eu realizo uma pequena curadoria de temas, que serão sorteados ao final de cada debate e que nos guiarão nas escolhas para o próximo mês. Uma vez sorteado o tema, abrimos espaço para seis indicações e, através de um formulário, exercemos a nossa democracia literária e o título seguinte é escolhido”, explica Isabel Macedo.

(O livro A Palavra que Resta, do escritor Stenio Gardel, foi publicado pela @companhiadasletras // Foto: Divulgação)

Desejo vida longa ao Clube. Já estou na torcida para que o meu livro Não Preciso Ser Fake também seja contemplado com leitura e encontro. Inclusive, a obra também pode ser adquirida na Livraria Leitura do shopping Del Paseo.

Manu Gavassi indica

(@manugavassi tem mais de quinze milhões de seguidores no Instagram)

Em uma entrevista para o Programa Conversa com Bial, Manu Gavassi comentou sobre o livro “O ato criativo: Uma forma de ser”, do escritor Rick Rubin, com tradução de Beatriz Medina, primeiro lugar na lista de mais vendidos do The New York Times.

Fui procurar na internet e a sinopse me interessou bastante:

Ao longo de anos estimulando as pessoas a transcender suas limitações e resgatarem esse estado puro de inocência e inspiração dentro de si, Rubin compreendeu que ser artista não tem a ver com criar obras de arte, mas com uma maneira peculiar de estar no mundo e de se relacionar com ele, portanto, a arte e a criatividade estão à disposição de cada um de nós, como um direito de nascença.
“Não importa se estamos produzindo arte formal ou não; todos nós vivemos como artistas. Pelo mero fato de estarmos vivos já podemos nos considerar participantes ativos do processo contínuo de criação. Viver como artista é um modo de estar no mundo. É uma prática de atenção.” – Rick Rubin. (Texto extraído da Amazon).
A obra custa R$ 47,92 no site da Amazon.
E você, que livro está lendo? Comenta aqui!

Mirelle Costa: Mirelle Costa e Silva é jornalista, mestre em gestão de negócios e escritora. Atualmente é estrategista na área de comunicação e marketing. Possui experiência como professora na área de jornalismo para tevê e mídias eletrônicas. Já foi apresentadora, produtora, editora e repórter de tevê, além de colunista em jornal impresso. Possui premiações em comunicação, como o Prêmio Gandhi de Comunicação (2021) e Prêmio CBIC de Comunicação (2014). Autora do livro de crônicas Não Preciso ser Fake, lançado na biblioteca pública do Ceará, em 2022. Participou como expositora da Bienal Internacional do Livro no Ceará, em 2022.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais