A Universidade Federal do Ceará, por meio dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, informa que conseguiu comprovar, em parceria com cientistas de outras universidades, que a associação de duas moléculas encontradas em xaropes expectorantes comuns reduz em 39% os sintomas dos pacientes com covid leve ou moderada.
Coordenada pelo professor Aldo Ângelo Moreira Lima, do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, a parte clínica foi feita com pacientes de quadro leve e moderado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Redentor, em plena segunda onda da doença, no fim de 2021 e começo de 2022.
O resultado, de acordo com aUFC, revelou que a combinação reduziu o número de sintomas em 39%, se comparados ao grupo de controle. O resultado é válido para qualquer tipo de variante do vírus da covid-19. Outro dado importante para os pesquisadores é que a febre foi o sintoma que mais foi reduzido. “Para a infectologia, reduzir a febre é o sinal mais forte para dizer que o paciente está melhorando de uma infecção”, destaca Ângelo Moreira Lima.
SERVIÇO
*Mais detalhes sobre o estudo estão disponíveis na Agência UFC (https://bit.ly/3OQy80p), canal de divulgação científica da Universidade.