A pesquisa “Da construção de uma infraestrutura de vigilância à introdução do reconhecimento facial no Ceará”, do Panóptico, o centro de pesquisas que lidera os debates sobre esse tema no Brasil, será lançada nesta terça-feira, às 15 horas, durante audiência pública na Assembleia Legislativa.
Representantes do Estado confirmaram participação.
Para a professora Helena Martins, autora da pesquisa, “essa será uma oportunidade de enfrentar a opacidade sobre o tema”. O estudo analisou contratos públicos no Ceará e revela: governos têm ampliado o videomonitoramento da população e avançado na utilização de reconhecimento facial.
Roda de conversa
Nesta mesma terça-eira, às 19 horas, na sede da ADUFC (Benfica), haverá a roda de conversa “Tecnologia e segurança pública: quais as consequências para a população?”.
O objetivo é reunir organizações da sociedade civil e aprofundar a análise sobre o tema, na perspectiva da garantia dos direitos.
Um panorama de como está o uso da tecnologia no Brasil será apresentado, bem como o caso do Ceará.
A Pesquisadora
Além de dar aulas no curso de Publicidade e Propaganda, Helena Martins também é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas da Comunicação (Telas) da Universidade Federal do Ceará.
É autora do livro “Comunicações em tempos de crise – economia e política”, que busca entender as mudanças na comunicação, como “a emergência das plataformas digitais”.
Helena ainda é editora da Rede de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Eptic).