A Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice) recebe nesta sexta-feira (30) os presidentes de empresas públicas de TI do Nordeste para uma visita técnica de apresentação do Cinturão Digital do Ceará (CDC). O local de visita será o Data Center da empresa Telcables, na Praia do Futuro.
O presidente da Etice, Francisco Barbosa, explica que a Telcables foi escolhida porque “além da fibra do CDC se conectar ao seu Data Center, é um Cloud Service Provider que presta serviços para a Etice, com boa estrutura e equipamentos robustos”.
Foram convidados os presidentes da Companhia de Processamento de Dados – Codata (PB), do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação – Itec (AL), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – Cotic (RN), da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação – Emgetis (SE), da Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI (PE), da Companhia de Processamento de Dados – Prodeb (BA), e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI (MA).
Após o almoço, no período da tarde, haverá um momento de apresentação formal do CDC, no Casal Gourmet CG Jardins, quando as empresas presentes também realizarão seus portfólios de empreendimentos e negócios.
“O Ceará, pela posição geográfica e por ser um hub de cabos é o segundo lugar mais conectado do mundo, é o local do Brasil com a segunda maior troca de tráfego interno de Internet, além de concentrar mais de 90% do tráfego de rede que sai do país. A ideia é aproveitar este imenso potencial e fortalecer o relacionamento institucional entre as empresas públicas de tecnologia do Nordeste”, adiantou Barbosa.
Cloud Service Providers
Os Cloud Service Providers desempenham um papel fundamental na adoção e no sucesso da computação em nuvem. Eles oferecem uma variedade de serviços, permitindo que os usuários aproveitem os benefícios da nuvem sem precisar investir em infraestrutura própria.