O presidente do MDB no Ceará, deputado federal Eunício Oliveira, disse na noite dessa sexta-feira (26) que o partido tem o direito de lançar pré-candidaturas em qualquer município cearense.
A declaração do dirigente emedebista é uma resposta contra a condução do Palácio da Abolição e da liderança do ministro Camilo Santana sobre pré-candidaturas aliadas ao governado Elmano e ao presidente Lula.
Nessa sexta-feira (26), Eunício anunciou as pré-candidaturas de Davi do Raimundão, em Juazeiro do Norte, e de Dr. Tanilo, em Caucaia.
Enquanto em Juazeiro do Norte há uma sinalização governista pela pré-candidatura de Fernando Santana (PT), que já polariza com o atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), em Caucaia o processo entre aliados deveria ser conduzido pelo atual prefeito Vitor Valim, que anunciou que não concorreria à reeleição, após a perda prematura de sua filha Sophia Valim.
A diferença entre Juazeiro do Norte e Caucaia é que no último município o deputado Eunício Oliveira foi o candidato apoiado por Vitor Valim. Mesmo com a decisão tardia de Caucaia pela escolha do candidato à Câmara Federal, Eunício tirou quase 9 mil votos. Em Juazeiro do Norte, o emedebista não ficou entre os 10 mais votados.
Para políticos e analistas ouvidos pelo Blog do Eliomar, a demora do Palácio da Abolição e do ministro Camilo Santana em assumir a condução do processo das pré-candidaturas governistas tem fragilizado prefeitos e lideranças políticas.