O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou nesta quarta-feira (10) a criação de cinco parques urbanos em Fortaleza, durante o lançamento da primeira Política Municipal de Mudança do Clima e o estabelecimento do Observatório dos Riscos Climáticos, na solenidade de abertura da conferência Diálogos Rumo à COP 30, nesta quarta-feira (10/9), no Centro de Eventos.
Em maio ao anúncio das medidas, Evandro também oficializou a entrada de Fortaleza na Rede Global C40.
“Fortaleza está entre as quatro capitais, junto com São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que estão realizando um evento como este, que antecede outro grande encontro: a COP30, em Belém, no final do ano. Fortaleza está sediando essa espécie de pré-COP, recebendo representantes de todo o Brasil, além de autoridades, estudiosos e ambientalistas, que vieram discutir a crise climática e a sustentabilidade em nossa cidade”. ressaltou o prefeito de Fortaleza.
“Os anúncios que fizemos hoje: a adesão de Fortaleza à rede C40, que trará ainda mais visibilidade para a nossa capital, e a assinatura do Decreto Municipal que cria mais cinco parques urbanos, serão fundamentais para tornar Fortaleza uma cidade mais arborizada e comprometida, de forma efetiva, com a sustentabilidade”, apontou Evandro.
Parques urbanos
Os cinco novos parques urbanos, anunciados pelo prefeito Evandro Leitão, são a Lagoa do Aracapé, a Lagoa do Urubu, Zeza-Olho D’água, Zoobotânico do Passaré e Lagoa da Paupina, quando Fortaleza passa a contar agora com 30 parques na cidade.
As áreas ficam destinadas à preservação ambiental, lazer e promoção de bem-estar, além de passarem a contar com plano de manejo, possibilitando a ampliação da cobertura verde e redução das ilhas de calor.