Evandro espera zerar em um ano demanda de 252 mil exames de eletrocardiograma, após parceria com Unifor

Prefeito Evandro, reitor Randal Pompeu e secretária municipal Riane Azevedo. Foto: Divulgação

Fortaleza possui atualmente uma demanda de 252 mil exames de eletrocardiograma a serem realizados pela rede municipal de saúde. O número foi apresentado nesta segunda-feira (24), pelo prefeito Evandro Leitão, durante o recebimento de 82 aparelhos de eletrocardiograma da Fundação Edson Queiroz, por meio do programa de gestão compartilhada entre a administração municipal e a iniciativa privada.

Os aparelhos fora entregues ao prefeito Evandro pelo reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), professor Randal Pompeu.

“Esta doação da Unifor demonstra o espírito público da Fundação Edson Queiroz e fortalece a nossa rede de Saúde. A maior beneficiada é a população e temos o objetivo de fechar este ano com a capacidade de realizar eletrocardiogramas em todos os 134 postos de saúde de Fortaleza. Atualmente, temos cerca de 252 mil pessoas aguardando agendamento desse tipo de exame e estamos trabalhando para zerar esse número no período de um ano”, apontou o prefeito de Fortaleza.

“Temos mais de 1.900 alunos dos nossos cursos das áreas da saúde cursando disciplinas práticas em unidades de saúde municipais. Dessa forma, esses equipamentos vão ajudar não só a população a diminuir as filas por exames, mas também serão uma área de prática para os nossos alunos que terão vivência e também ajudarão a população. Então, a Secretaria da Saúde é uma grande parceira, e nós estamos muito felizes, tanto a Universidade de Fortaleza como a Fundação Edson Queiroz, de estarmos participando desse momento”, comentou o reitor, ao ressaltar que a parceria com a saúde pública também ajuda na formação acadêmica dos estudantes da Unifor.

Fila parada há 5 anos

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Fortaleza realizou o primeiro mutirão de eletrocardiogramas da atual gestão, contemplando 20 postos de saúde, com a realização de 1.200 exames. A ação teve como objetivo o diagnóstico precoce de doenças cardíacas e contribuiu para diminuir os milhares de exames acumulados desde o ano de 2020.

Para zerar a fila, tendo um aparelho de eletrocardiograma em cada um das 134 postos de saúde, o Blogdoeliomar calculou a realização de sete a oito exames nos cerca de 260 dias úteis em um ano. Em uma projeção de aumento da demanda em 20%, diante da média dos cinco anos, os exames diários ficariam entre oito a nove em cada posto de saúde.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias