Evandro Leitão apresenta ferramenta para vistoria de veículos por aplicativo

Hora de apostar em modernização e facilitar vida dos motoristas. Foto:Divulgação

O prefeito Evandro Leitão (PT) apresentou, nesta sexta-feira, o novo serviço da Prefeitura de Fortaleza: o Click Vistoria. Trata-se de uma ferramenta que vai permitir aos motoristas de aplicativo realizar a vistoria veicular de forma totalmente digital. A ferramenta foi desenvolvida pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e possibilitará a verificação de todos os itens de segurança pelo celular, garantindo mais agilidade e praticidade.

“Existem cerca de 50 mil motoristas de aplicativos em Fortaleza, e essa ferramenta vai trazer mais rapidez e conforto. Agora, os profissionais não precisarão se deslocar uma ou duas vezes até a Etufor, perdendo turno de trabalho, clientes, tempo e dinheiro. É um olhar diferenciado para uma categoria muito importante e numerosa”, destacou o prefeito.

George Dantas, presidente da Etufor, pontuou que a plataforma conta com sistemas de segurança, para que o processo não seja burlado.

“Todas as imagens são georreferenciadas, e uma delas é uma selfie do motorista junto ao carro. Dessa forma, conseguimos confirmar que a foto é atual, feita em um local específico e pelo próprio condutor”.

“Esse sistema foi amplamente testado e já funciona, por exemplo, na Arce (Agência Reguladora do Ceará). É, portanto, uma solução segura, que garante praticidade tanto para os motoristas de aplicativo quanto para o órgão gestor”.

Tiago Marinho é motorista de aplicativo há cinco anos. Ele já realizou a vistoria pelo site e aprovou a facilidade.

“É uma facilidade muito boa, porque, quando a gente precisa se deslocar, acaba perdendo dinheiro. Já aqui não: eu bato as fotos, envio tudo pelo site. Essa novidade da Prefeitura é sensacional, super didática. Assim que você abre, já encontra todas as instruções, não tem como se enrolar. Estão listados todos os itens: luz dianteira, traseira, triângulo, enfim, tudo bem explicado”.

Para acessar o serviço

Para realizar a vistoria sem sair de casa, o motorista deve acessar o site Click Vistoria e seguir as instruções da plataforma. São exigidos o envio de 30 fotos e quatro vídeos, que comprovam as condições dos mesmos itens verificados na vistoria presencial, como pneus, sistema elétrico, carroceria, estado geral do veículo e conformidade com as normas de segurança.

A identidade visual também é checada, conforme o Decreto Municipal nº 14.415/2019, que exige a fixação de um adesivo de até 14 cm x 14 cm no canto superior direito do vidro traseiro, com a logomarca do aplicativo ou a frase: “Este veículo trabalha por aplicativos”.

Outro requisito obrigatório é o tempo de uso do automóvel, que não pode ultrapassar dez anos. A vistoria tem validade de 12 meses, e o descumprimento do prazo pode gerar penalidades como multa e apreensão do veículo durante fiscalizações da Etufor.

Além da nova opção digital, as vistorias continuam sendo realizadas presencialmente, de forma descentralizada, na sede da Etufor e em quatro postos de atendimento localizados nos bairros Aerolândia, Demócrito Rocha, Maraponga e Parangaba.

Passo a passo para a autovistoria digital

1. Acesse o site Click Vistoria pelo celular;

2. Preencha seus dados pessoais e as informações do veículo;

3. Efetue o pagamento da taxa, que tem o mesmo valor da vistoria presencial;

4. Siga as orientações da plataforma e envie as fotos e vídeos solicitados do veículo.

Pronto. O selo virtual é gerado e enviado para o e-mail, sem necessidade de deslocamento.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Uma resposta

  1. A Prefeitura oferece diversos serviços por aplicativos.

    Causa estranheza que uma solicitação às REGIONAIS não possa ser feita por aplicativos.
    Ligar para o 156 é sempre complicado pois a atendente não compreende o que falamos, nós também temos dificuldade para ouvir, demora uma eternidade e não recebemos número de PROTOCOLO.

    Colaborar com a PREFEITURA para denunciar pontos de lixo, ruas esburacadas, calçadas ocupadas indevidamente e reclamações só conseguimos pela imprensa.

    Um aplicativo para o cidadão colaborar cada vez mais com a PREFEITURA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias