Nesta quarta-feria, o prefeito Evandro Leitão (PT) apresentou a médica anestesiologista Riane Azevedo como nova titular da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) aos servidores da pasta. Ela havia sido anunciada para o cargo na terça-feira, dia em que já participou de sua primeira reunião de alinhamento com a equipe da gestão.
“Com a saída da dra. Socorro Martins, a quem agradecemos por toda sua contribuição, tomamos a decisão de convidar a dra. Riane, que, em cinco meses, mostrou um trabalho de excelência à frente do IJF, reestruturando a unidade e restabelecendo sua operação de forma eficiente”, disse o prefeito.
Ele também falou sobre as prioridades da saúde municipal na sua gestão. “Nosso principal objetivo é fortalecer a atenção primária, cuidando dos postos de saúde e dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), sem deixar de lado a atenção secundária e terciária, como o avanço nas reformas dos hospitais Nossa Senhora da Conceição, IJF e das policlínicas”, destacou.
Prioridades
Riane Azevedo, por sua vez, informou suas principais frentes de atuação para os próximos meses. “Estamos fazendo um diagnóstico amplo da rede. Queremos trabalhar em três eixos: a observação da estrutura física dos equipamentos da Prefeitura, incluindo os 134 Postos, hospitais e Policlínicas; a qualidade do atendimento nessas unidades; e a regularização do abastecimento de medicamentos, que já está quase normalizado e será mantido assim”. Ela disse que vai apostar em informatização no setor.
Brasília
Na próxima semana, a secretária Riane Azevedo já estará em Brasília, para uma reunião com o Ministério da Saúde.grupo de pessoas no auditório da SMS
Evandro também comentou as prioridades da saúde municipal elencadas pela gestão.
Perfil
Servidora de carreira da Prefeitura de Fortaleza, Riane é formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui residência em Anestesiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Além da experiência na superintendência do IJF, cargo que ocupou também entre 2017 e 2022, ela tem formação complementar com MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, especialização em Gestão de Emergências do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês e pós-graduação em Dor pelo Hospital Albert Einstein.