Categorias: Política

“Evandro Leitão é a soma”

Nicolau Araújo é jornalista

Prestes a ingressar no PT, Evandro Leitão não chega somente como uma parcela a ser somada, conforme impõe a ex-prefeita de Fortaleza, pré-candidata ao Paço Municipal em 2024 e deputada federal Luizianne Lins. Alguém esqueceu de avisar a Luizianne que Leitão chega para ser a soma nessa equação do PT na disputa à Prefeitura de Fortaleza no próximo ano.

No jogo de cena de Luizianne, há um bobo ou uma boba nessa história de filiação.

Por certo, a ex-prefeita acredita que Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, estaria arriscando o seu mandato de deputado e do comando do Legislativo Estadual por raivinha do PDT ou de quem quer que seja no partido, como se o PT fosse… o quê, mesmo?

Luizianne acerta na estratégia do drama, quando muitos marqueteiros levam campanhas eleitorais milionárias à derrota, ao empregarem o modelo norte-americano do herói. Mas a Loirinha não atenta que a disputa com Leitão não envolve no momento o eleitorado. Como se trata de uma disputa interna, a força política é decisiva. E nada vale o apelo de Maria do Rosário (PT-RS) ou de qualquer outro nome fora da cúpula do PT nacional. Se não é um aceno político de Lula ou de Gleise Hoffmann, não dá nem para iniciar com o debate de “partido de verdade”.

No perfil político que caracteriza Luizianne, quando ela bate o escanteio e corre para cabecear a bola, a Loirinha sempre esquece de “combinar com os russos” o resultado das partidas. Se bobear, o apito também fica com ela.

Os 25 anos de mandatos eletivos pouco amadureceram Luizianne. Pior, a convenceram que o apito deveria ficar mesmo com ela. As duas derrotas consecutivas ao Paço Municipal, em 2016 e em 2020, por certo ocorreram porque o TRE-CE deixou de consultar o VAR.

Com um pouco mais de habilidade, a Loirinha poderia ser compensada com uma das vagas ao Senado, em 2026. Mas não compreende que o jogo agora é de equipe. Quem passa a bola no momento é Elmano, após Camilo Santana definir quem recebe o passe, enquanto Guimarães corre no apoio para fragilizar a defesa adversária.

E Evandro Leitão é o atacante da vez. Rumo ao gol…

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais