Categorias: Política

Evandro Leitão lança Plano Fortaleza Inclusiva nesta segunda-feira

Evandro Leitão é o prefeito de Fortaleza. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, à 9 hora, no Paço Municipal, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, vai lançar o Plano Fortaleza Inclusiva. O objetivo é promover o enfretamento das vulnerabilidades sociais do município. A vice-prefeita Gabriella Aguiar e a primeira-dama Cristiane Leitão acompanharfão o prefeito no anúncio.

O Plano contempla 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) e promete garantir direitos e melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente idosos, crianças de 0 a 6 anos, pessoas com deficiência, em sofrimento psíquico ou em situação de rua.

O Plano Fortaleza Inclusiva é dividido em oito programas estratégicos e intersetoriais: Fortaleza Sem Fome, Fortaleza para Todas as Idades, Superação da Situação de Rua, Atenção às Pessoas com Deficiência, Infância Viva Fortaleza, Atenção à Saúde Mental, Autonomia Econômica e Sustentabilidade e Justiça Climática.

Além dos detalhes de cada programa, o prefeito Evandro Leitão irá divulgar a data de inauguração da nova Cidade da Criança, do Centro de Diagnostico Girassol e dos dois primeiros Espaços Girassóis. Na ocasião, o prefeito irá anunciar cursos de qualificação profissional para ampliar as chances de entrada no mercado de trabalho, distribuição de sopas, restaurante popular, Centro-Dia para Pessoa Idosa e Instituição de Longa Permanência para o Idoso.

Confira os oito programas do Plano Fortaleza Inclusiva:

*Infância Viva Fortaleza

Tem como objetivo cuidar das crianças e de suas famílias, principalmente daquelas que mais precisam. O programa oferece apoio para transformar a vida de todos os envolvidos. A ideia é garantir que as crianças e suas famílias tenham acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, assistência social e proteção, criando oportunidades para que cresçam com saúde, segurança e de forma plena.

*Autonomia Econômica

Apoia e promove ações que ajudam famílias em situação de vulnerabilidade a conseguirem trabalho e renda, para que possam conquistar sua independência financeira. O Autonomia Econômica funciona com base em ações como oferta de cursos de qualificação profissional para ampliar as chances de entrada no mercado de trabalho; oferta de microcrédito e incentivo de pequenos negócios; apoio à economia solidária e ao trabalho em grupo, como em cooperativas; e apoio às famílias para que consigam gerar sua própria renda.

*Sustentabilidade e Justiça Climática

Tem como foco a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente equilibrada, apoiando iniciativas que promovem a igualdade racial, a justiça ambiental e o acesso à justiça. Além disso, busca valorizar e reconhecer a diversidade racial, social, de gênero e territorial, promovendo o respeito e a inclusão. O programa vai também agregar ações que tenham o objetivo de proteger comunidades vulneráveis dos impactos negativos das mudanças climáticas e da degradação ambiental, contribuindo para uma convivência mais justa entre as pessoas e o meio ambiente.

*Atenção às Pessoas com Deficiência

Tem como objetivo atender às pessoas com deficiência de Fortaleza por meio de projetos multidisciplinares que realizam diagnóstico, acolhimento e acompanhamento de pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento. Além disso, traz um conjunto de ações, políticas e serviços voltados à garantia dos direitos, da dignidade, da autonomia e da plena participação das pessoas com deficiência na sociedade, sendo um atendimento intersetorial, envolvendo as áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, esporte, mobilidade urbana e acessibilidade.

*Superação da Situação de Rua

Reúne mobilização de esforços pela Superação da Situação de Rua em Fortaleza com ampla articulação do poder público, organizações da sociedade civil e empresários.

*Fortaleza para Todas as Idades

Tem como foco a promoção do cuidado e da proteção social das pessoas idosas por meio de ações de acolhimento, oferta de serviços e estruturas adaptadas para atendê-las em suas necessidades. Além disso, ele irá ampliar as unidades de centros-dias, espaços de atendimento especializado para pessoas idosas, e expandir as equipes de atenção domiciliar com especialistas na saúde da pessoa idosa. O programa contemplará, ainda, a criação dos núcleos de atendimento à pessoa idosa vítima de violência.

*Fortaleza Sem Fome

É uma ação permanente de superação da fome e para garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável às pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, beneficiários de programas sociais e idosos do município de Fortaleza, inscritos no cadastro único.

*Atenção à Saúde Mental

Reúne várias ações para fortalecer a rede de cuidados com a saúde mental em Fortaleza. Ele é baseado na defesa dos direitos das pessoas, no incentivo ao tratamento fora de hospitais e na recuperação do bem-estar. As iniciativas são voltadas para pessoas com transtornos mentais, que fazem uso excessivo de álcool e outras drogas, além da comunidade em geral.

SERVIÇO

*Paço Municipal – Rua São José, 01 – Centro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais