O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou, em seu primeiro discurso de posse do mandato de gestor de Fortaleza, na noite desta quarta-feira (1°), na Câmara Municipal, que seu primeiro ato, na manhã desta quinta-feira (2), será a extinção da Taxa do Lixo.
Sob aplausos, o prefeito disse ainda que se inspira no presidente Lula para cuidar daqueles que mais precisam. Ainda entre suas prioridades nos 100 primeiros dias de gestão constam mutirão de limpeza da cidade e reforço ao setor de Saúde, com olhares especiais para o Instituto Dr. José Frota que, no final da administração Sarto, acumularia R$ 100 milhões de dívidas junto aos fornecedores.
Evandro Leitão prometeu uma Fortaleza sem muro da desigualdade e que governará para todos, inclusive para a oposição, pois possui uma trajetória política voltada para o espírito democrático.
O ato de posse dele foi prestigiado pelo presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Abelardo Benevides, pela presidente doTribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, desembargadora do trablaho Fernanda Uchoa, e por vários parlamentares federais como o lider do Goveno Lula, José Guimarães, Idilvan Alencar (será o secretário municipal da Educação) e Luiz Gastão (PSD).
A Taxa do Lixo consta no Marco Legal do Saneamento como uma das medidas que gestores municipais devem adotar para apoiar a universalização do serviço.
Essa mesma taxa foi apontada como um dos fatores que contribuiram para a derrocada de José Sarto (PDT), que, buscando a reeleição, acabou em terceiro na disputa ao Paço.