Estudantes regularmente matriculados poderão utilizar gratuitamente o transporte coletivo em Fortaleza também durante as férias escolares. A lei foi sancionada pelo prefeito Evandro Leitão, nesta sexta-feira (26), que também estendeu o benefício aos sábados, domingos e feriados, quando no retorno às aulas.
A nova legislação garante duas viagens gratuitas por dia para estudantes das redes pública e privada, do ensino fundamental ao ensino superior, beneficiando cerca de 250 mil pessoas.
A lei surgiu a partir da proposta encaminhada pelo próprio Executivo à Câmara Municipal, que teve como relator o vereador Aglaylson (PT), vice-líder do Governo no Legislativo de Fortaleza.
“Hoje é um dia muito importante para a nossa juventude e para milhares de famílias fortalezenses. Essa lei garante que o estudante possa circular pela cidade durante todo o ano, inclusive nas férias, nos fins de semana e nos feriados. Estamos ampliando o direito à cidade, ao esporte, à cultura, ao lazer, aos cursos, aos estágios e às oportunidades”, comentou o parlamentar.
“O custo da passagem pesa no bolso de muita gente. Com essa iniciativa, mais jovens terão condições de participar de atividades culturais, cursos de qualificação, projetos esportivos e tantas outras oportunidades sem que o transporte seja um obstáculo”, destacou.
Aglaylson ressalta ainda que a sanção da lei fortalece um projeto maior para a mobilidade da capital.
A estimativa da Prefeitura é de um impacto anual de aproximadamente R$ 8,5 milhões.