Categorias: Ciência

Explode o primeiro foguete comercial lançado no Brasil

Foguete sul-coreano HANBIT-Nano. Foto: Divulgação

Durou pouco mais de um minuto a jornada do foguete Hanbit-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, após o lançamento na noite dessa segunda-feira (22), no Centro de Alcântara (CLA), no Maranhão. Ele explodiu no ar, mas não havia tripulantes, tampouco os destroços causaram danos, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Após reiterados adiamentos, o foguete foi para o espaço no último dia da janela de lançamento.

O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro e 20 toneladas. Ele levaria satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais