A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) vai promover, no próximo dia 23, encontro para tratr sobre a previsão do invernopara 2025. A informação é do presidente da entidade, Amilcar Silveira, adiantando que esse evento ocorrerá durante o FestBerro, tradicional feira do setor de caprinos e ovinos realizada em Tauá (Região dos Inhamuns).
“Estamos contratando o melhores meteorologistas, entre eles um do Inpe, para no dia 23 divulgar a previsão do inverno para o ano que vem, porque não acreditamos na Funceme”, observa Amilcar. Para este ano, havia previsão do fenômeno El Niño – que aponta para seca, quando se verificou um dos melhores invernos, com boa recuperação das reservas hídricas do Estado.
Por conta da previsão de inverno irregular feita pela Funceme, segundo o dirigente da Faec, os produtores, em sua grande maioria, deixaram de apostar no plantio, registrando-se muito prejuízo. Amilcar não declinou números.
Algodão
Amilcar Silveira anunciou que a Faec promoverá dentro da ExpoCariri 2024, feira do setor agrícola da região caririense marcada para o período de 6 a 8 de dezembro próximo, em Barbalha, um dia de campo sobre algodão.
“Será o evento em que vamos começar a plantar algodão. Vamos apostar na recuperação dessa cultura”, adianta Silveira. O algodão foi considerado o “ouro branco” cearense entre os anos de 1970 e 1980, mas acabou dizimado pela praga do bicudo.
Essa ação pró-algodão no Ceará vai contar também com o apoio do Sebrae-CE e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Respostas de 3
Cearense morando há 40 anos em Manaus.
Gostaria de receber suas notícias de nosso estado.
A FUNCEME é um órgão sério e tem profissionais de qualidade.
Faz anos q a funceme só erra e ninguém toma providências