A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) vai promover, no próximo sábado, às 10 horas, em Tauá, encontro comtrês dos principais meteorologistas do Brasil. O objetivo é tratar sobre o prognóstico para a quadra chuvosa no Ceará em 2025. As apresentações dos especialistas serão realizadas no Parque de Exposição de Tauá, durante a FestBerro 2024, feira agropecuária desse município da Região dos Inhamuns.
Participarão do evento os meteorologistas:
*Luiz Carlos Molion, meteorologista, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas.
*Ronaldo Coutinho, meteorologista, fundador da empresa de previsão meteorológica Climaterra e do Canal do Tempo.
*Antoniane Arantes, engenheiro agrícola e especialistas em análise de dados climáticos, responsável pelo boletim de hidrometeorologia do Estado de São Paulo (CATI-SAA/SP).
O presidente da FAEC, Amílcar Silveira, afirma que o objetivo do evento é oferecer ao produtor rural cearense um prognóstico confiável e com antecedência suficiente para o planejamento da plantação e colheita.
“No ano passado, acreditamos na previsão da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) de que teríamos uma seca neste ano, mas tivemos chuvas acima da média, o que nos causou muitos prejuízos”, diz Amílcar Silveira. “Produtores que confiaram no órgão decidiram não plantar e outros acabaram vendendo parte do rebanho a preços abaixo do valor de mercado por temer os efeitos da estiagem.
*Amilcar Silveira adiantou, recentemente, para o Blog do Eliomar a realização desse evento aqui.