Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Fausto L’amour, o Bloco do Prazer!”

Mauro Oliveira é professor do IFCE

Com o título “Fausto L’amour, o Bloco do Prazer!”, eis artigo de Mauro Oliveira, professor do IFCE. Dedica ao amigo, o cantor e compositor Fausto Nilo, em seus bem comemorados 80 anos.

Confira:

Manhã de pré-carnaval, indo pra Dona Mocinha, encontrei Dorothy L’amour no bar do Anísio. Caminhamos, ombros dados, pés na areia, espuma ameaçando, pela enseada do Mucuripe. Suas velas explodiam ao vento, tal a saudade matando em mim … de Augusto Ponte e sua turma! Dorothy e eu começamos a cantar …

“Quando fevereiro chegar, saudade já não mata a gente. A chama continua. No ar, o fogo vai deixar semente, a gente ri a gente chora, fazendo a noite parecer um dia… O teu amor faz cometer loucuras.”

A luz do sábado rasgava os céus da baía do Náutico, energizando meus sonhos adolescentes. Já no aterro do Ideal, o arco-íris acudia uma montanha de nuvens que saia de dentro do mar! Corríamos e cantávamos …

“O azul de Jezebel no céu de Calcutá, feliz constelação. Reluz no corpo dela, ai tricolor colar ! Az de Maracatu no azul de Zanzibar, ali meu coração, zumbiu no gozo dela…”

Já em frente ao Estoril, as ondas se disputavam com o quebra e nos hipnotizavam ao beijar a areia, remetendo-me à lembranças das piscininhas de Iracema. Saltitávamos, braços alados, ao som do Bloco do Prazer…

“Pra libertar meu coração, eu quero muito mais que o som da marcha lenta. Eu quero o novo balancê e o bloco do prazer que a multidão comenta…. Vem meu amor feito louca que a vida tá pouca e eu quero muito mais.”
O pôr-do-sol despencava da Ponte Metálica, desdenhando da velha briga do rochedo contra o mar, como se estivesse atravessando o Atlântico a nado!

“Atravessei os sete mares e por todos os lugares por onde andei você me dava a vida. Foi uma dádiva da natureza essa coisa acesa que hoje vejo em ti.“

No chuvisco da noite, chegamos, corações dados, ao Dragão do Mar. A lua cheia, cheia de graça, holofotizava o planetário do Dermeval em vigília aos foliões dançando na praça.

“Meu amor que ficou, nessa dança meu amor, tem fé na dança. Nossa dor meu amor, é que balança nossa dor, o chão da praça…”

Mas, mais que de repente, em meio a turbas e batucadas, desconectei-me milisegundos do seu olhar. Procurei-a faustivamente na multidão. L’amour parecia tão real, como uma “caravana do deserto ao atravessar meu coração”. Mas …

“Era miragem, fantasia de um mundo blues”

*Mauro Oliveira

Professor IFCE.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

Cai helicóptero que transportava presidente do Irã

O helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, e o ministro Hossein Amir-Abdollahian, das Relações Exteriores, caiu neste domingo (19), quando sobrevoava as montanhas do Azerbaidjão. Segundo

“Ninguém me ensinou sobre finais”

“Ninguém me ensinou sobre finais”

"Me tornei mãe, agora eu que recebo as cartinhas e músicas", aponta a pedagoga Cynthia Rabelo. Confira: Mês de maio sempre foi um mês que me deixava feliz. Seja por

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

Associações LGBT questionam no STF leis que proíbem uso de linguagem neutra

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas apresentaram ao Supremo Tribunal Federal um conjunto de 18 processos contra leis municipais e uma lei estadual que proibiram

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Neutralidade de José Airton em Icapuí potencializa pré-candidatura de Ilanna em Pentecoste

Com parentesco a pré-candidatos à Prefeitura de Icapuí,  o deputado federal José Airton Cirilo anunciou neste fim de semana a neutralidade de apoio no município do Litoral leste do Ceará.

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Jornalista cearense lança livro de crônicas do mandato de Bolsonaro

Crônicas de um mandato sob ataques. Esse é o tema do livro "Fora Bolsonaro", do jornalista Luciano Cléver, com lançamento pela Amazon.in, que traz crônicas sobre o mandato do ex-presidente