Fausto Nilo apresenta o show “Esquina do Brasil” no Cineteatro São Luiz

O cantor e compositor Fausto Nilo levará ao palco do Cineteatro São Luiz no próximo dia 10 o show “Esquina do Brasil”.

A apresentação, a partir das 18 horas, tem o mesmo nome de uma das canções elaboradas por ele em parceria com o compositor Evaldo Gouveia, que tem o bairro da Praia de Iracema como referência poética. O repertório é formado por canções típicas da poética de Fausto, e demonstra a variedade de parceiros musicais que se associaram a ele nestes 51 anos de atividade profissional.

O título do show é referência a uma das canções elaboradas por Fausto em parceria com o compositor Evaldo Gouveia, que tem o bairro da Praia de Iracema como inspiração poética para os dois autores e onde as imagens apresentadas na letra se apoiam em histórias comuns. O bairro foi cenário de convívio compartilhado por jovens autores de canções e lugar de vida noturna do grupo de pioneiros artísticos da cidade, como Evaldo e Fausto, cada um em sua época, onde o mesmo Bar Estoril era um local de convergência de amigos em seu tempo de juventude.

A apresentação será realizada a partir da interpretação do cantor com versões de clássicos da canção popular mundial, onde se destacam suas composições com colaborações históricas de Fagner, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Sueli Costa, Chico Buarque, Lulu Santos, Roberto de Carvalho, Zeca Baleiro entre outros tantos parceiros.

Fausto Nilo

O compositor e cantor Fausto Nilo nasceu em Quixeramobim, no estado do Ceará. Diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Ceará, em 1970. Iniciou suas atividades de letrista ainda no ambiente universitário, em meio aos componentes pioneiros do chamado “Pessoal do Ceará”. Chegou a desempenhar atividades docentes nas Universidades de Brasília e do Ceará, no período de 1971 a 1975. Paralelamente ao trabalho de compositor, mantém sua atividade como arquiteto até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público, praças, escolas e equipamentos culturais, onde se destaca seu principal projeto: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Os primeiros registros de suas letras em gravações fonográficas datam de 1972, tendo a partir daí construído um repertório de cerca de 500 canções compostas com mais de uma centena de parceiros e interpretadas por artistas como Moraes Moreira, Raimundo Fagner, Gal Costa, Belchior, Dominguinhos, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Amelinha, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos, Zeca Baleiro, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Elza Soares e muitos outros. Embora tenha gravado anteriormente, em um dueto com a cantora Núbia Lafayette numa coletânea intitulada Soro (CBS, 1978), somente em 1997 iniciou suas atividades como autor intérprete e produtor de seus discos, tendo lançado primeiramente Esquinas do Deserto e, em seguida, Casa Tudo Azul, Verso e Voz Ao Vivo, Fausto Nilo, Palavras Abandonadas, e Quando Fevereiro Chegar, sendo este uma coletânea de suas principais canções interpretadas por um grupo de grandes intérpretes nacionais.

Com Fausto no palco

Cristiano Pinho: violão e guitarra elétrica
Thiago Almeida: teclados
Herlon Robson: teclados
Pedro Façanha: baixo acústico

SERVIÇO

*Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro

*Entrada: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

*Horário de funcionamento da bilheteria: Terça a Sexta – 9h30 às 18h / Sábado – 9h30 às 17h. Horários sujeitos a alterações, de acordo com a programação.

*Telefone para contato: (85) 3252.4138

*Venda online aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais