Categorias: Educação

Feira das Profissões da UFC aguarda mais de 300 escolas da Capital e do Interior

Evento movimentar os alunos em 74 estandes. Foto: Divulgação

A Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará, evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com o apoio das demais pró-reitorias e unidades acadêmicas, começa nesta terça-feira e vai até sexta-feira, no Campus do Pici. A UFC pretende receber 318 escolas, sendo 170 da capital e 148 do interior do Estado, da rede pública e privada, estimando um público de mais 28 mil pessoas. A entrada é gratuita.

A Feira tem como objetivo principal ajudar estudantes pré-universitários a fazerem escolhas mais conscientes e informadas sobre o futuro profissional, aproximando-os da universidade pública e gratuita. Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Davi Romero, esse momento de interação é muito rico, pois é uma oportunidade que os estudantes do ensino médio têm para tirar dúvidas sobre a vida acadêmica. “Ninguém melhor para responder a todos esses questionamentos do que o próprio universitário que está vivenciando essa experiência, e isso só é possível acontecer se tivermos um espaço como este. Não temos dúvidas de que a Feira é um evento importante tanto para a UFC quanto para a sociedade. Por isso, apostamos tanto nele”, afirma.

Nesta edição, a comissão organizadora da Feira registrou, entre os dias 12 e 23 de maio, 28.537 inscrições, vindas de 246 escolas públicas e 72 da rede privada, além de 490 inscrições realizadas individualmente por estudantes interessados em conhecer de perto a UFC e seus cursos de graduação.

74 estandes

De acordo com o pró-reitor-adjunto de Graduação, professor Hermógenes de Oliveira, os grupos dispostos nos 74 estandes espalhados pelo Centro de Convivência estarão preparados para apresentar os cursos de graduação de forma interativa, acessível e inspiradora para os alunos visitantes. “A gente conta com a ajuda de muitos colaboradores para tornar possível a realização da Feira, para orientar as escolas durante as visitas aos diferentes espaços durante todo o evento e para toda a programação. São equipes das pró-reitorias e dos demais órgãos da Instituição que irão trabalhar nas suas programações voltadas para esse público. Então, é uma ação abraçada de fato por toda a UFC”, esclarece.

Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto os cursos de graduação oferecidos pela UFC, conversar com professores e alunos de diferentes áreas, participar de oficinas, visitar estandes interativos e tirar dúvidas sobre carreiras, bolsas, estágios, intercâmbio e assistência estudantil.

Dúvidas

Dúvidas sobre o ingresso na UFC também podem ser tiradas com os profissionais da Prograd, que estarão no estande destinado aos assuntos ligados ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). É pela seleção do Sisu que a maior parte dos interessados conquistam uma vaga na Universidade. Para isso, os candidatos devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que está com inscrições abertas até o dia 6 de junho, último dia da Feira.

Além de informações sobre os cursos, o evento também trará uma programação cultural, da Mostra Nosso Palco, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e uma agenda com ações de extensão, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), que ocorrerão durante todo o evento.

SERVIÇO

*Comissão Organizadora da Feira das Profissões UFC – e-mail: feiradasprofissoes@ufc.br

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais