Categorias: Artigo

“Feira de Negócios e Oportunidades”

Ernesto Antunes, consultor de empresas. Foto - Arquivo Pessoal

Com o título “Feira de Negócios e Oportunidades”, eis artigo de Ernesto Antunes, administrador, consultor de empresas e escritor. Ele destaca a importância de duas feiras a serem promovidas pelo Sebrae-CE no dia 8 de outubro, em Fortaleza.

Confira:

Quando falamos em negócios, inovação e empreendedorismo, em pleno mês de outubro, mês da primavera, não poderia deixar de mencionar os grandiosos eventos alusivos a esses temas. A famosa Feira do Empreendedor é um grande evento promovido pelo Sebrae-CE, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo em um ambiente propício para a geração de negócios,
networking e o desenvolvimento de novas soluções.

Outro evento paralelo é o Siará Tech Summit, uma grande feira de inovação e tecnologia que reúne empreendedores, startups, investidores e grandes empresas da área de tecnologia. O objetivo principal é conectar esses públicos, fomentar negócios, apresentar o ecossistema de inovação no Ceará e impulsionar a transformação digital.

Como profissional bem informado sobre essas novas tendências mercadológicas, comecei a fazer o “corpo a corpo” com empresários, visando estimular a participação deles nesses eventos. Ao atender um cliente do município de Iguatu, do ramo automotivo, que participa do programa Selo de Qualidade, afirmei que essas feiras proporcionarão o contato com novas tecnologias e ferramentas para uma gestão moderna do setor. O atual sistema informatizado de gerenciamento, usado pelo segmento automotivo, ainda carece de maior aprofundamento em relação aos indicadores de desempenho reais. Sem informações precisas, a tomada de decisões fica comprometida.

Também comentei com o referido gestor sobre a necessidade de atualização, já que os carros elétricos estão no mercado, e as oficinas que não se prepararem para esse novo atendimento caminharão inexoravelmente para o declínio. É o ciclo de vida das empresas que não se modernizam.

Na cidade de Tianguá, ao atender um cliente de uma consultoria gerencial em processos, afirmei que a participação na feira seria muito importante, pois mostraria as novas tendências em relação à automação de processos, especialmente voltadas para o segmento de fast food, onde, cada vez mais, se busca a “resposta rápida”. É inevitável que, por meio de uma logística eficiente, os serviços prestados se tornem mais eficazes e consequentemente mais competitivos nesse exigente mercado.

Ainda nessa visita à agradável Serra da Ibiapaba, aproveitei para conversar com o gestor do Escritório Regional do Sebrae, Sr. Magalhães, que destacou a importância dessas feiras para a geração de negócios e novas tendências. Ele já estava organizando uma caravana com empresários da região interessados em participar. Informou, ainda, que em anos anteriores os resultados foram bastante proveitosos para os participantes, principalmente pelas excelentes palestras.

Como entusiasta de feiras e eventos ligados ao empreendedorismo, inovação e transformação, convidei o empresário Marcelo Miranda, da empresa Compass 45º, que atua na fabricação de roupas sustentáveis a partir de itens reciclados, como garrafas PET, e que recentemente elaborou conosco um Plano de Negócios voltado para o modelo ESG. Ele pretende expandir o negócio utilizando mão de obra carcerária, em uma proposta totalmente sustentável para todos os envolvidos na cadeia produtiva e para os investidores.

Na ocasião, no Sebraelab, apresentei-o ao Diretor Técnico do Sebrae, Alci Porto Gurgel, que comentou de forma efusiva: “essas iniciativas sustentáveis interessam ao Sebrae.” Ao ser convidado para esses inovadores eventos, o referido empresário destacou, de imediato, que pretende participar e estabelecer parcerias com algumas startups, visando aperfeiçoar e tornar viáveis, em termos de novos aplicativos, as soluções para o seu negócio.

Portanto, como mencionou, em recente entrevista, o superintendente do Sebrae-CE, Sr. Joaquim Cartaxo, “esses eventos, pelo sucesso, já estão se tornando reconhecidos não apenas no Ceará, mas em todo o Nordeste”, provando que iniciativas em prol do empreendedorismo sustentável e inovador trazem resultados para todos os players. Como dizia o inovador Arthur Clarke: “Inovação é a capacidade de ver uma mudança como uma oportunidade, não uma ameaça.”

*Ernesto Antunes

Administrador, consultor de empresas e escritor.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (2)

  • Excelente artigo, abordando dois eventos de grande relevância para os empreendedores.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais