Categorias: Artigo

“Felipe Tiago Gomes: a força de um ideal” – Por Irapuan Diniz de Aguiar

Irapuan Diniz de Aguiar é advogado, professor e dirigente da CNEC do Ceará. Foto: Paulo Moska.

Com o título “Felipe Tiago Gomes: a força de um ideal”, eis artigo de Irapuan Diniz de Aguiar, advogado e representante da CNEC no Ceará. Ele destaca a história e a pujança de uma entidade que continua apostando em educação.

Confira:

Com o propósito de inserir a CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, no contexto da educação brasileira, porquanto ainda não dimensionada por alguns, de sua importância e significação histórica, o professor-doutor José Lima Santana, vice-presidente de educação da entidade, publicou um livro intitulado “Os que têm mais riso e menos pranto” em que nos presenteia com um alentado estudo sobre a educação, desde suas primeiras manifestações, abrangendo a antiguidade, as idades média, moderna e contemporânea, até sua chegada ao Brasil e o nascimento da Campanha nos seus mais de 80 anos de existência, consolidando a força do ideal de seu fundador, o grande Felipe Tiago Gomes.

Nesse sentido, destaca o autor no seu livro que “quando os ideais nascem da conjugação mente/coração, quando a razão dá os braços ao sentimento, os frutos são facilmente perceptíveis. Foi assim mesmo que aconteceu com a Campanha. O ideal despertado no coração do jovem Felipe e aconchegado no coração de cada um dos seus companheiros e de outros que a eles foram se somando, tinha força suficiente para expandir-se e florir como a mais bela flor que, num jardim ressequido, floresce de forma a contagiar pela beleza e pelo perfume. Num país em que os poderes públicos não tinham despertado para ministrar o ensino secundário que pudesse servir a todos que não tinham condições de custear os estudos, a ideia de levar este nível de ensino gratuitamente aos diversos rincões do país a começar pelo Nordeste, e cuja primeira semente foi lançada no porto da capital pernambucana era uma bênção”.

No Ceará, como em outros Estados, o legendário Felipe Tiago Gomes conquistou adeptos, farejou dedicações, descobriu idealistas, buscando na figura do inesquecível ex-governador e ex-senador Paulo Sarasate, mercê de suas virtudes morais e cívicas, uma parceria encontrando no saudoso cearense o receptáculo e a mão poderosa que havia de, em momento crítico da Campanha, ser sua mola propulsora e estimuladora. De igual modo, tantos outros ilustres conterrâneos se empolgaram e se somaram ao idealismo de Felipe, dentre estes a probidade e honradez do Comendador Luiz Sucupira. A semente plantada viabilizou que, em determinado período, o Ceará tivesse 84 Unidades Cenecistas, com algumas escolas de referência na Capital, dentre as quais os Colégios Arminda de Araújo, João Pontes, Júlia Jorge, Demócrito Rocha e Carolina Sucupira.

Superando todos os obstáculos, inclusive os danosos efeitos da pandemia, a CNEC se apresenta viva, atuante e crescente graças a sua reestruturação e estratégia montadas por sua Diretoria, liderada pelo presidente Alexandre Santos, permanecendo como uma instituição qualificada no cenário educacional brasileiro, contando, atualmente com 68 escolas, 12 faculdades, 2 Centros Universitários, 18.238 estudantes e presença em 15 Estados da Federação, além do Distrito Federal.

Na sua vitoriosa caminhada a CNEC há celebrado convênios com Estados e Municípios disponibilizando espaços nas suas Unidades para abrigar alunos numa parceria que se soma ao esforço hoje empreendido pelos respectivos governos de ofertar educação em tempo integral aos estudantes.

*Irapuan Diniz de Aguiar

Advogado e representante da CNEC no Ceará.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais